
Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e Comitê Territorial Paraná-Centro promovem o evento Rota de Inovação – Ecossistema de Guarapuava
21/06/2023
Em sua primeira edição, 11 municípios integrantes do Comitê Territorial Paraná Centro são parceiros das ações promovidas pelo evento.
Com o intuito de incentivar a disseminação da cultura de inovação e gerar desenvolvimento regional, o Fórum de Tecnologia e Inovação de Guarapuava (CT&I) e o Comitê Territorial Paraná-Centro promoveram nesta quarta-feira (21) a primeira edição do evento Rota de Inovação – Ecossistema de Guarapuava.
“A ideia deste evento é fomentar e passar exemplos de sucesso que são desenvolvidos pela prefeitura de Guarapuava, com o objetivo do desenvolvimento territorial, para que todas as cidades do entorno cresçam também”, destacou a vice-presidente do CT&I e Agente de Desenvolvimento, representante da prefeitura de Guarapuava, Ana Cláudia Klosouski de Andrade.
O Fórum Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação nasceu do plano de ação do ecossistema de inovação dentro do estudo de mapeamento do setor, realizado em 2017, pela parceria entre o SEBRAE/PR, prefeitura de Guarapuava e Fundação Certi. Criado em fevereiro de 2019 para identificar sinergias, convergências de atuação e desenvolver propostas conjuntas em prol da consolidação dos segmentos voltados à tecnologia e inovação da cidade, o Fórum de CT&I tem ajudado a traçar estratégias de desenvolvimento dos setores identificados como potenciais vocações da cidade como o agronegócio, a educação e a tecnologia.
Atualmente, o Fórum é composto por membros representantes de 72 entidades públicas, empresas e instituições privadas de diferentes áreas de conhecimento e atuação. Entre as prioridades da nova gestão, está o avanço na execução das propostas traçadas pela Conferência 2035.
Durante o evento, pela manhã, foram apresentados aos visitantes dos municípios de Boa Ventura de São Roque, Curitiba, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Tebas Pitanga, Palmital e Santa Maria do Oeste, os projetos inovadores implantados pela prefeitura por meio das Secretarias de Educação, Inovação, da Mulher e de Saúde. Na parte da tarde, o roteiro inclui visita às instituições de ensino, como o Centro Universitário Campo Real, SEBRAE, Cilla Tech Park e Instituto de Pesquisa do Câncer (IPEC).
A Secretaria Municipal de Educação (SME), apresentou os projetos Matific, Aprimora, Guará Code, Guará Kids, Plataforma EducaMais. Além dos Programas Crer&Ser e Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
Os projetos integrantes da Secretaria de Inovação de Guarapuava, bem como a história da criação da pasta, foram apresentados pelo secretário Sávio França Denardi. Ele mostrou a criação do Fundo Municipal de Tecnologia e Inovação, SandBox Regulatório, CG 2035, além de falar sobre o histórico da evolução até a implementação da Secretaria no município.
“Estamos vivendo um momento muito importante em Guarapuava em relação à tecnologia e inovação. Temos exemplos disso em todas as Secretarias do município, e isso é muito importante. E essas mudanças se devem não somente à prefeitura, mas a todo o Ecossistema de Inovação de Guarapuava”, pontuou Sávio.
Já a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), explicou como é utilizada a tecnologia para o cadastramento das mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pela Pasta. Por meio do SUAM (Sistema Único de Atendimento à Mulher), foi adquirido em julho de 2021, o sistema informatizado desenvolvido pela empresa Onixseven Tecnologia, auxilia no cadastramento da usuária que antes era realizado manualmente. “É importante ressaltar que todo o controle e o cadastro, são extremamente sigilosos e apenas alguns servidores do CRAM possuem acesso a essas informações”, explicou Aline Remes de Carvalho, secretária interina da SPPM de Guarapuava.
Por fim, o secretário interino da Secretaria de Saúde de Guarapuava (SMS), Luiz Augusto Klosowski, apresentou projetos como a Assistente Virtual SARA, informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e intensificação na utilização de redes sociais como ferramenta de informação sobre saúde para a população.
“Eu gosto de frisar que a inovação começa no contato entre pessoas,‘networking’. Aqui eu consigo conversar com os gestores e levar ideias interessantes para o meu município”, conta o secretário de Gestão Pública de Pitanga, Glenn William Rodrigues Barbosa