Fortalece Varejo do Programa EMPRIME realiza consultorias com empreendedores participantes

02/06/2022

O varejo foi um dos setores mais afetados pela pandemia de COVID-19, não só por questões econômicas, mas pela rápida mudança na dinâmica do mercado, incluindo as formas de venda e de atendimento ao cliente. Para dar suporte aos empreendedores de Guarapuava, o programa EMPRIME da Agência do Empreendedor, em parceria com o SEBRAE, oferece ferramentas para melhorar a gestão. “A consultoria é uma etapa fundamental do projeto Fortalece Varejo, que conta também com palestras e workshops, dando suporte e levando ao aperfeiçoamento dos nossos empresários. O intuito é contribuir para fortalecer o setor e gerar mais renda e empregos. Esse trabalho faz parte da política da administração do prefeito Celso (Fernando Góes) em se adiantar aos problemas para minimizar o impacto na população, principalmente em se tratando deste período tão delicado”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sávio Denardi.

Os empreendedores já tiveram uma visita do cliente oculto, agora, os consultores estão nos estabelecimentos para fazer o diagnóstico dos negócios, levando em consideração, desde questões de marketing, gestão e qualificação de pessoal, atendimento, até uma avaliação sobre a saúde financeira da empresa. A partir desse levantamento, os participantes receberão um feedback sobre os pontos fortes e as áreas a serem aperfeiçoadas na gestão.  “Vamos trabalhando cada aspecto, como se você tivesse um carro que precisasse ser arrumado. Eu tenho que arrumar o motor, se ele não anda. Eu preciso pintar, vou fazer isso aqui, depois faço outra coisa.  Vamos fazer uma programação dentro de um plano de ação para ir trabalhando em cada um dos aspectos da empresa”, ilustra o consultor do SEBRAE, Marcos de Castro.

Um dos empreendedores atendidos é Renato Crisóstimo, que vê uma oportunidade para crescer e fortalecer os negócios. “Isso é essencial para que periodicamente nós possamos nos corrigir, melhorar e avançar, para o comércio poder se fortalecer cada vez mais. Porque nós não somos mais competitivos só dentro de Guarapuava, temos toda a região, o Estado, além de outros Estados. A gente, hoje em dia, está competindo com todo mundo”, declarou.

Numa última etapa, após a organização de um plano estratégico, os empreendedores elegerão uma das metas estabelecidas para ser executada com o acompanhamento do consultor. De acordo com Marcos, essa visão mais completa dos negócios é essencial para enfrentar os diferentes momentos do mercado. “A ideia de toda empresa é prosperar, mas nos momentos de crise o mercado vai selecionar quem está com o melhor caixa, com a melhor mão de obra, quem tem o gerente que sabe gerir, conhece a empresa, quem está com os custos controlados, quem tem fidelização de cliente, quem tem produto, enfim. Então, é um conjunto de muitas coisas que vai fazer com que a empresa prospere e perdure no tempo”, complementa o consultor.

Ciente de que o varejo exerce papel fundamental no município, o prefeito de Guarapuava, Celso Fernando Góes, pontua que ampliar os horizontes do conhecimento e apoiar os empresários do setor, são fatores imprescindíveis para que os resultados apareçam e melhore a qualidade de vida das pessoas. “Em toda sua história, Guarapuava se mostrou como uma das cidades do Paraná e do Brasil com um comércio pujante. Nosso crescimento se deu por causa dessas pessoas que se dedicaram e não mediram esforços para que o município se tornasse um verdadeiro polo comercial. Agora, com a pandemia, muita coisa mudou e as dificuldades apareceram. Mas com esforço, estudo e muito profissionalismo, vamos superar esses tempos difíceis e aprender cada vez mais com as adversidades”, considera o prefeito.