Notícias

Formatura do PROERD reúne 700 crianças para receber certificado 

15/06/2022

Animação e muita alegria preencheram o Centro de Convenções e Eventos Cidade dos Lagos, durante a formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) desenvolvido há 18 anos em Guarapuava. Nesta terça-feira (14), cerca de 700 alunos do 5º ano de escolas municipais e privadas participaram da cerimônia de formatura do programa. 

 

Iniciado em 1983, nos Estados Unidos, o Proerd conquistou também os pequenos guarapuavanos desde 2001. O PROERD é um dos maiores programas de prevenção contra as drogas e violência do mundo e as formações se dão pela parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Polícia Militar.

 

“Quando começamos a falar do Proerd junto com o Prefeito Celso Góes, tínhamos uma missão, que era dar todo o suporte necessário para que o Proerd pudesse acontecer. E hoje, o programa leva todo o conhecimento de não ao álcool, às drogas, ao vandalismo, mas também ensina a empatia, tolerância, boa convivência, estimulando as boas amizades. Pois a vida é feita das nossas melhores escolhas, com a família e amigos”, destacou o secretário da Educação, Paulo Almeida.

 

“O Proerd trabalha em conjunto com a PM, a escola e a família, que é a base de tudo.  Os policiais visitam as escolas durante três meses em encontros que dão ênfase na prevenção de drogas e álcool, bullying, combate a violência e principalmente, a ter um estímulo em ser um bom cidadão, ajudando uns aos outros. Esperamos que essas crianças exerçam o que aprendem e mostrem o exemplo às pessoas ao seu redor”, complementou a Capitã da polícia militar, Denise Marília Silva.

 

Na formatura, os alunos fizeram um juramento e receberam o certificado do Proerd. Também foram premiados os alunos que se destacaram na atividade de redação. Um dos alunos destaque foi a Isadora Rocha dos Santos de dez anos da Escola Iná Ribas Carli, que estava extasiada ao receber a medalha e o certificado. “Foi muito legal, não imaginava que iria ganhar! Aprendi muitas coisas legais, principalmente o que fazer quando alguém me oferecer bebida”, finalizou a aluna do quinto ano.

 

Também estiveram presentes no evento secretários e vereadores municipais, entidades civis e militares.