Notícias

Feira Mensal da XV de Novembro celebra o Mês da Mulher na edição de março

10/03/2023

O evento já se tornou tradicional no município,  fomentando a culinária e arte dos guarapuavanos. 

 

Começou nesta quinta-feira (09), a Feira Mensal da XV, promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM). O tema desta edição, que vai até sábado (11), é o mês da Mulher. Nela, artesãos e produtores de alimentos artesanais comercializam seus trabalhos no Calçadão da XV para obter uma renda extra.

 

Além da culinária, abastecida pelos produtores artesanais com pães, bolos, bolachas e bebidas, os feirantes vendem plantas e brinquedos. 

 

A artesã Rosemeri Oliveira desenvolveu um câncer na coluna há alguns anos. Para preencher o tempo ocioso, começou a confeccionar bonecos de pano. O que era um passatempo, virou um meio de complementar a renda quando descobriu a Feira Mensal da XV. 

 

Se engana quem pensa que a feira é somente sobre a venda dos produtos. Rosemeri também conta que ali, na feira, ela fez muitas amizades. “Eu não sei nem como dizer. Tem um pessoal aqui que parece que a gente se conhece desde a infância. É muito especial”, afirmou. 

 

E uma dessas amigas é a costureira Rosângela Brito. A artesã entrou no mundo da costura há 25 anos e desde então não saiu. 

 

“Quando comecei, minha filha tinha só seis meses e era ela quem me acompanhava enquanto eu costurava. É bom ter mais gente que nem eu ao lado para trabalhar”, declarou Rosangela.

 

Em clima de cumplicidade, as mulheres encontram na feira uma oportunidade de renda e de parceria. Chelsea Karina, estudante de Jornalismo que estava no local para cobrir o evento para uma atividade da faculdade, ressaltou o caráter social da feira, que oportuniza o empreendedorismo feminino. 

 

“Eu acredito que promover feiras como essa, do jeito que são, resulta num empoderamento dessas mulheres. E também ajuda na renda familiar para que elas consigam ter autonomia e fazer aquilo que elas querem com o dinheiro delas”, comentou. 

 

A edição deste mês da Feira da XV, que ocorre próximo à Praça 9 de Dezembro, começou quinta-feira (09) e vai até o sábado (11), das 10h às 18h.