Notícias

Feira Mensal da Rua XV de Novembro: Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres promove edição especial de decoração natalina e de Natal

10/11/2022

A feira já se tornou tradição no município, e ajuda a fomentar a culinária e arte dos guarapuavanos, garantindo uma renda extra às famílias.

 

Começou nesta quinta-feira (10) e vai até sábado (12), no Calçadão da Rua XV de Novembro, em Guarapuava, a feira mensal edição especial de decoração natalina e de Natal.

 

Promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, o evento é realizado a cada trinta dias, com diferentes temas. Neste mês, artesãs e artesãos, e produtores de alimentos artesanais que residem no município de Guarapuava, expõem seus trabalhos com várias opções de decorações natalinas e produtos para o Natal.

 

Alimentos como pães, bolos, bolachas, bebidas artesanais, artesanatos em geral, plantas e brinquedos, compõem os diversos produtos disponíveis nesta edição do evento. A feira já se tornou tradição no município, e ajuda a fomentar a culinária e arte dos guarapuavanos, garantindo uma renda extra às famílias.

 

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, falou sobre a importância das Feiras, em especial sobre esta edição de fim de ano. Ela destaca que esta é uma oportunidade de os artesãos e artesãs de Guarapuava mostrarem seus trabalhos e receberem pedidos de produtos e serviços.

 

“Esta edição da feira é muito esperada por nós, porque ela já vem anunciar as festas do final do ano, os presentes, as compras, o movimento, aquecimento do comércio. Então, para nós, é muito especial, porque traz oportunidades para muitas artesãs, para o pessoal da gastronomia, da culinária, que muitas vezes trabalha de maneira individual.  É um momento de dar visibilidade a eles, para que suas vendas aumentem. Essa edição está contando com oitenta e três feirantes e a nossa meta é vender, aproximadamente vinte mil reais nesses três dias, se o tempo ajudar. Na feira de outubro, do Dia das Crianças, com 74 feirantes, vendemos pouco mais de dezessete mil reais. Então, nossa expectativa é chegar aos vinte mil nessa edição”, conclui a secretária.

 

Para a artesã, Teresinha de Souza, do Atelier das Artes, que trabalha com decorações, a feira auxilia não apenas na renda extra, mas também na divulgação dos produtos.

 

“Nós estamos expondo na feira há uns seis meses, mais ou menos. E agora, nessa edição de Natal, estamos trazendo muitos enfeites, decoração para a sala e cozinha. Vários artesanatos, mais para decoração mesmo. Flores desidratadas que agora são tendências também. Estamos trazendo bastante coisa para o público aproveitar na feira”, comentou Teresinha.

 

A exemplo de edições anteriores, a feira do mês de novembro será no Calçadão da Rua XV de Novembro, próximo à Praça Nove de Dezembro, entre os dias 10 e 12 (quinta, sexta e sábado) das 10h às 18h.