Notícias

Feira Edição de Inverno propicia aos artesãos espaço para venda dos produtos 

14/07/2022

Promovido pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, a Feira de Economia Solidária – Edição de Inverno está propiciando para mais de 50 feirantes, um local para a divulgação e venda de produtos artesanais, seja artesanato ou alimento, produzidos pela população guarapuavana. 

 

As feiras são mensais e são realizadas na Rua XV de Novembro, em frente a Catedral, oferecendo uma diversidade de produtos à população. Alisson Toledo tem seus produtos do Sabor de Família e comenta a importância de vender torta fria na feira. “A minha barraca está expondo torta fria. Aqui na cidade, ninguém faz só com salpicão, que é um produto que não é comum. Como aqui é uma cidade naturalmente fria, o pessoal não pensa que vai ser alguma coisa que compensa fazer até mesmo para se vender. Mas investimos nisso e está sendo ótima a venda, passando bastante gente e a nossa expectativa é de, nos próximos dias, aumentar ainda mais”, explica Alisson.

 

A coordenadora da Divisão de Cursos e Divisão de Autonomia da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Andresa Amaral, explica o objetivo dessas feiras. “A feira tem como objetivo proporcionar às artesãs, artesãos e produtores de alimentos artesanais, um espaço para exporem os seus produtos para comercialização, durante esses três dias, como também para receber encomendas. Isso serve para a população conhecer que existem vários produtos que são locais e que às vezes, são procurados fora da cidade, mas que existem aqui. É uma forma de estar expondo e divulgando. Para nós da Secretaria da Mulher, é algo importante, porque proporciona oportunidades e geração de renda, seja ela complementação ou para as pessoas que sobrevivem desse meio”, destaca.

 

Aline e Guilherme passaram pela rua e pararam para comprar algumas plantas na feira. “Acho muito importante a promoção desses produtos na cidade. Assim, a gente pode conhecer um pouco mais e comprar também. Já tenho algumas plantas em casa, mas achei de outros tipos para levar daqui”. 

 

Ainda nessa edição, a feira terá também a participação das mulheres refugiadas da Ucrânia, trata-se de uma parceria que a Secretaria está desenvolvendo como uma forma de inclusão dessas mulheres, com auxílio na divulgação do trabalho delas.