Notícias

Feira do Produtor: Fomento à agricultura familiar e opção de alimentação saudável para os guarapuavanos

18/01/2023

As feiras são realizadas, todos os dias, em localidades diferentes, no horário da tarde, das 13h às 17h.

 

As Feiras do Produtor são uma opção de venda dos produtos da agricultura familiar para os moradores de Guarapuava. Além de oferecer alimentos frescos, recém-colhidos do campo, a atividade é uma oportunidade de negócio e de renda para os feirantes.

 

“Participo da feira desde o início. Trabalho com hortaliças e algumas frutas. A feira é muito importante para nós, produtores, porque é um local de negócios, onde tudo o que produzimos é vendido. Também é importante para o consumidor, pois em todas as edições, os produtos são frescos. A gente se levanta cedo, colhe tudo fresquinho, prepara com carinho e vende à tarde. Isso é o que nos diferencia”, destaca Kelly Cristina Collin, de 25 anos, agricultora do distrito do Guairacá.

 

A variedade de itens vai desde produtos de panificação, até frutas, verduras, legumes, embutidos, doces, artesanatos e flores. Os produtores esperam que cada vez mais, os moradores procurem as feiras.

 

“Eu participo de todas as feiras. Elas me ajudam muito na renda familiar. É um trabalho que eu consigo conciliar com os afazeres de casa e com a criação dos filhos. É uma fonte de renda, um local de trabalho para a gente. No meu caso, eu comecei desde o início com venda de bolachas, geleias, sonhos, conservas, compotas, tudo caseiro”, contou a produtora rural, Adriana Bona, de 41 anos.

 

Quem conhece sabe que o diferencial das Feiras, além dos preços, é a variedade de itens. Maria Clair de Almeida Gomes, de 80 anos, moradora do centro de Guarapuava, é uma das pessoas que marcam presença na feirinha do Bairro Santana.

 

“Eu venho desde que começou. Toda semana estou aqui. Os produtos dos agricultores são diferentes. Eu gosto muito”, disse.

 

Cronograma das Feiras:

 

– Paróquia Santana – terças-feiras – 13h às 17h

 

– Paróquia São João Bosco (Vila Carli) – quintas-feiras – 13h às 17h

 

– Paróquia Santa Cruz – quintas-feiras – 13h às 17h

 

– Igreja São pedro e São Paulo, no Xarquinho  – sextas-feiras – 13h às 17h

 

– Rua XV de Novembro (Em frente a Pernambucanas) – sábados – 08h às 12h

– Bairro São Cristóvão (Ginásio Municipal José Carlos Kurta) – sábados – 8h às 12h.