Feira de ideias premia ideias inovadoras de Guarapuava

13/09/2017

Estimular o empreendedorismo e as iniciativas inovadoras que acontecem em Guarapuava foi o objetivo central da segunda edição da Feira de Ideias, promovida em cooperação pela UTFPR, Lab de Ideias da Prefeitura de Guarapuava, Acig, Núcleo de Tecnologia da Informação, Unicentro – Integ e Novatec, e apoio do Sebrae. “Uma feira como esta tem que se tornar cada vez maior, para que tenhamos uma cultura inovadora na cidade, atraindo cada vez mais desenvolvimento para Guarapuava”, disse Eloi Mamcasz, representando a Acig.

Na noite dessa terça-feira (12), os organizadores acompanharam as 21 ideias inscritas no evento e avaliaram as soluções inovadoras destaque da competição. “O Brasil hoje ocupa a 13ª posição em produção científica no mundo. Mas quando tratamos da inovação, somos o 70º. Isso demonstra um descompasso entre a produção de conhecimento nas universidades e a inovação. Isso precisa ser minimizado cada vez mais. Por isto, projetos e iniciativa como a Feira de ideias são tão fundamentais para um equilíbrio e estímulo às inovações”, completou o Reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

Para o Prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, incentivar a inovação é um compromisso de gestão, que foi efetivado desde a criação do Lab de Ideias. “O município está disposto a se dedicar a criação e a inovação, porque ambas são necessidade para quem quer crescer e se desenvolver. Em um país em desenvolvimento inovar dá a oportunidade de geração de riquezas e diminuição das desigualdades. Precisamos a cada dia criar mais mecanismo os para que muitos dos exemplos apresentados hoje se multipliquem”, enfatizou Cesar Filho.

Confira abaixo as ideias inovadoras premiadas no evento:

1º Lugar

Projeto: Análise físico química de baccharis dracunculifolia e avaliação da aplicação do iogurte com adição de baccharis em pacientes diabéticos

Apresentadora: Isabela Palhando

Equipe: Isabela Palhano, Prof. Carlos Roberto Malfatti.

2º Lugar

Projeto: Desenvolvimento de produto alimentício com bioativos naturais para tratamento de diabetes e hipertensão

Apresentadora: NIlane Françoise Patel

Equipe: Daniel Zanardini Fernandes, Felipe Natanael Coelho Vaz, Nicollas Eduardo Oliveira, Carlos Ricardo Maneck Malfatti.

3º Lugar

Projeto: Solução Mobile EuPrefeito: Aproximando o cidadão do Poder Executivo Municipal.

Apresentador: Carlos Eduardo Andrade Iatskiu

Equipe: Carlos Eduardo Andrade Iatskiu, Rodrigo Souza D’Ávila, Juliano Sirtori.

Ideia Destaque

Projeto: Formulação de nutracêutico: Nanopartículas de baixo custo contendo curcumina

Apresentadora: Rubiana Mainardes

Equipe: Najeh Maissar Khalil, Rubiana Mara Mainardes, Daniele Gonçalves Vieira, Katriane Ariadne Jureszik, Graciele Leila Heep.

Publicado em 13/09/2017.