Notícias

Farmácia Municipal garante agilidade na entrega de medicamentos aos guarapuavanos 

27/10/2022

O ambiente central de disponibilização do município, assegura a entrega gratuita e direta de medicamentos e serviços farmacêuticos às pessoas e diversas instituições municipais. 

 

Inaugurada em 2020, a Farmácia Municipal otimiza e qualifica os serviços de saúde prestados aos guarapuavanos. Neste espaço, é realizado o trabalho de atenção farmacêutica, ou seja, a promoção do uso racional de medicamentos por meio da avaliação do histórico de dispensação de medicamentos do paciente (obtido pelo sistema informatizado do município), orientações quanto à utilização dos medicamentos e demais dúvidas que o paciente possua. Além disso, os profissionais também fazem a avaliação da prescrição médica, o cadastro dos pacientes nos programas Paraná sem dor e Insulinas, entre outros. 

 

Além disso, neste espaço ocorre o atendimento aos pacientes do Programa Municipal de Dietas Especiais, que é responsável pelo fornecimento de leites, dietas e suplementos alimentares, com o objetivo de garantir a segurança alimentar e nutricional de pacientes que apresentem necessidades nutricionais específicas, por meio de acompanhamento nas UBS’s e assistência social. 

 

“Este espaço é um sonho realizado, pois estive à frente da Secretaria de Saúde quando ele foi idealizado e, por fim, concretizado. Então, é uma imensa alegria ver que fizemos história. E este é o nosso maior objetivo enquanto gestão municipal. Vamos continuar somando e melhorando cada vez mais a qualidade de vida dos guarapuavanos”, destacou o prefeito, Celso Góes. 

 

“Este local, é muito mais do que apenas distribuidor de medicamentos, pois os usuários recebem orientações e atendimento especializado. Além disso, eles são orientados quanto a posologia, interações medicamentosas e renovação das receitas, por exemplo. Neste espaço, temos mais qualidade e conforto na oferta de serviço de saúde”, salientou a secretária de Saúde do município, Chayane Andrade. 

 

O espaço total inclui oito dependências com guichês, farmácia central, dois consultórios, ala de anticoncepcionais, medicamentos controlados, área de quarentena (depósito de medicamentos em processo de análise) e um amplo almoxarifado. A equipe, atualmente, é composta por duas farmacêuticas, cinco estagiários e um técnico em enfermagem. A Central de Abastecimento (CAF), responsável pelo armazenamento e pela logística de distribuição dos medicamentos, conta também com duas farmacêuticas, três estagiários, um motorista e dois profissionais que auxiliam no processo de recepção e distribuição dos medicamentos.  

 

Os medicamentos da Farmácia são distribuídos para as 33 Unidades Básicas de Saúde Municipais (UBS’s), além da Farmácia Escola (UNICENTRO-CEDETEG), Caps AD, Caps II, Melhor em Casa, Clínica da Mulher, UPA Batel, Urgências Trianon e Primavera e Serviços de Obras Sociais (S.O.S.) Airton Haenisch, conforme suas demandas. 

 

Desde a inauguração, houve a implementação da distribuição de medicamentos estratégicos disponibilizados pela 5ª Regional de Saúde. A partir daí, há também no espaço, a execução do Projeto de Tutoria Farmacêutica, onde os profissionais realizam visitas nos locais que dispensam medicamentos para prestar auxílio às equipes, seja para monitorização dos estoques (avaliação do quantitativo para atender às demandas, avaliações dos lotes e data de validade, avaliação da disposição e condições ideias de armazenamento, entre outros). 

  

A coordenadora da Divisão de Assistência Farmacêutica da Farmácia Municipal, Larissa Penteado, explica no que consiste esta ampliação.

 

“Tal projeto visa estreitar a comunicação entre as unidades e os profissionais farmacêuticos, a fim de oferecer um melhor atendimento à população. Além disso, espera-se que, com a tutoria farmacêutica haja melhor investimento dos recursos na aquisição de medicamentos, diminuindo o desperdício por vencimento ou avaria, redirecionando os estoques para locais de maior demanda”, explicou a coordenadora. 

 

A Farmácia Municipal fica na rua Capitão Rocha, 1648, entre as ruas Padre Chagas e Guaíra, centro da cidade. O local atende das 8h às 12h e das 13h às 17h.