Notícias

Farmácia Municipal garante agilidade na entrega de medicamentos aos guarapuavanos

31/07/2023

O ambiente central no município, conta com um espaço amplo e moderno desde 2020.

 

A Farmácia Central Municipal de Guarapuava, desde sua inauguração em 2020, vem aumentando crescentemente a quantidade de atendimentos à população. Os números impressionam pela sua magnitude e ressaltam o trabalho da gestão para tentar adequar a demanda com a estrutura física e de profissionais.

 

Diversos profissionais envolvidos na dispensação são coordenados pelos farmacêuticos, presentes em todos os pontos do ciclo de assistência farmacêutica. Atualmente, o espaço conta com programas adicionais, além da dispensação de medicamentos (Entrega de forma direta para o paciente ou para as unidades de saúde), glicosímetros, tiras, lancetas e insulinas, houve também um realinhamento para entrega de medicações da 5ª Regional de Saúde. Programas tais como o Paraná Sem Dor e o programa “F200”, que contemplam medicações para diversos transtornos, tais como esquizofrenia, transtorno bipolar e complicações crônicas no tratamento da dor.

 

“A Farmácia Municipal é mais do que apenas distribuidor de medicamentos, pois os usuários recebem orientações e atendimento especializado. Além disso, eles são orientados quanto a forma de utilizar os medicamentos, interações medicamentosas e renovação das receitas, por exemplo. Neste espaço, temos mais qualidade e conforto na oferta de serviço de saúde à população de Guarapuava”, salientou a secretária de Saúde, Chayane Andrade Ceroni.

 

“Em termos de números, em 2020, ano de implantação da nova farmácia, houve 5.600.102 unidades dispensadas e 4792 atendimentos mensais. Comparando aos dados consolidados do dia 01 de janeiro de 2023 até o dia 30 de junho, já é possível observarmos um crescimento robusto da dispensação, foram 4.234.363 unidades dispensadas e a média de atendimentos mensais, mesmo com dados parciais até a presente data, já supera em mais de 33% o montante registrado em 2020”, explicou a coordenadora da Divisão de Assistência Farmacêutica da Farmácia Municipal, Gabriela Suthovski. 

 

Os dados são registrados pelo GSUS e são referentes à entrega de insulina indicando a mesma tendência de alta. Desde o ano de 2020, a quantidade de atendimentos para dispensação de insulina aumentou em mais de 10 vezes. Naquele ano, foram registradas 1021 dispensações. Já no ano de 2023, apenas até dia 18 de julho,  já foram distribuídos 10.872 medicamentos Em 2022, o total foi de 16.306 dispensações. Soma-se ainda, as medicações fornecidas através da 5ª Regional de Saúde. A Farmácia Central passou a contar com os dois programas supracitados a partir do ano passado. 

 

“Mesmo com dados parciais deste ano, até o dia 18 de julho, foi possível observar um aumento de mais de 155% no número de comprimidos e frascos, o que representa uma marca de 308.877 unidades dispensadas”, completou Gabriela. 

 

Desde a sua implantação, a Farmácia Central concentra seus esforços para suprir a demanda da população, objetivando a melhoria contínua de suas ações na assistência à saúde do município de Guarapuava.  

 

Os medicamentos da Farmácia são distribuídos para as 33 Unidades Básicas de Saúde  (UBS), além da Farmácia Escola (UNICENTRO-CEDETEG), Caps AD, Caps II, Melhor em Casa, Clínica da Mulher, UPA Batel, Urgências Trianon e Primavera e Serviços de Obras Sociais (S.O.S.) Airton Haenisch, conforme suas demandas.

 

A Farmácia Municipal fica na rua Capitão Rocha, 1648, entre as ruas Padre Chagas e Guaíra, centro da cidade. O local atende das 8h às 12h e das 13h às 17h.