Notícias

Famílias recebem títulos de regularização fundiária em Guarapuava

14/12/2021

O sonho de seis famílias guarapuavanas, de terem a situação regularizada quanto às suas terras, aquelas onde muitos passaram toda uma vida, foi concretizado na manhã desta terça-feira (14). O Prefeito, Celso Góes e o secretário de Habitação, Fernando Damiani, realizaram a entrega de títulos de posse, no Paço Municipal. “Sensação de alívio, vou ter o documento em mãos, quero reformar minha casa, deixar um lar mais aconchegante”, declarou emocionada,Terezinha Aparecida, 53 anos, proprietária do imóvel no bairro, Jardim das Américas.

 

 

Com os títulos em mãos espero que vocês possam ter um final de ano tranquilo, com muita paz e alegria. Agora a propriedade da terra está garantida e poderá ser passada de geração em geração, para família, para os filhos. E a prefeitura também assume o compromisso de realizar obras de pavimentação, saneamento básico e urbanização. Hoje foram seis famílias e ainda temos muito trabalho a ser feito, que vai garantir mais dignidade à população”, ressaltou o prefeito.

 

 

“Essas famílias residem há muito tempo nessas áreas e aguardavam por muito por essa conquista que é a documentação do terreno. A regularização é importante para garantir a segurança jurídica às famílias, que hoje se tornam proprietárias. O documento além de atestar a metragem e localização exata do imovel, também agrega valor de mercado e permite acesso a linhas de créditos, que utilizam a propriedade como garantia legal”, complementou o secretário, Fernando Damiani.

 

 

 

Para a Joana Nunes, de 53 anos, a entrega do documento marca o recomeço da sua história. Residente há 32 anos no Residencial 2000. Ela contou que a regularização fundiária era uma luta do seu esposo que faleceu em agosto deste ano. “Meu esposo tentou várias vezes regularizar e infelizmente não está aqui para participar desse momento que tanto lutamos. Mas sou grata e me sinto realizada, vou reformar e construir mais um espaço, cuidar do nosso lar para que futuramente meus filhos possam ficar aqui”, contou.  

 

A aposentada, Carminha Kaminski, que reside no bairro Boqueirão, recebeu o título, e explicou que sem o apoio do poder público não seria possível obter o documento. “Estou muito emocionada com esse momento, eu moro há 27 anos no mesmo local, e reformei a pouco tempo minha casa, mas como não havia como comprovar a posse do terreno, sempre vivia com medo de perde-lá e hoje graças a Deus consegui essa conquista, estou aliviada”, relatou. 

 

Quem também sentiu alívio foi a Elizete Matias de Oliveira, 31 anos, moradora no bairro São Cristóvão que desde 2013 estava tentando regularizar a situação da sua propriedade. “Vou poder concluir 2021 da melhor forma, com a minha casa em meu nome. Estou sentindo uma mistura de sentimentos de alegria e gratidão”, disse. 

 

“É uma alegria imensa saber que você tem algo e que poderá deixar para os filhos como herança. Foi um processo tranquilo que tem toda parte burocrática, mas que valeu apena”, finalizou Valéria Cavaleiros que junto com o seu esposo Antonio da Silva, recebeu a documentação da regularização fundiária.   

 

Também participaram da entrega de títulos servidores e vereadores Silvionei de Quadros e Paulo Lima.