Notícias

“Fala Saúde” disponibiliza informações sobre focos de Dengue no município de Guarapuava

10/06/2021

O aplicativo Fala Saúde, lançado em 2018 pela Prefeitura de Guarapuava, que oferece à população maior interação em questões médicas – como medicamentos, exames, agendamentos, numero de médicos em atendimento, fila de espera na UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e a vacinação contra a COVID-19 -, começa a partir dessa quinta-feira (10), alertar os usuários de áreas onde são localizados focos do mosquito Aedes Aegypt, responsável pela transmissão das doenças: Dengue, Chikungunya, Zika-virús e Febre Amarela.

 

É enviado um alerta para os usuários do aplicativo, caso tenha um foco próximo a sua localização. Essas informações são disponibilizadas pelo PNCD (Plano Nacional de Combate à Dengue), que recolhe as informações de onde são encontradas larvas do mosquito e faz o cadastro no Fast medic, que é uma  plataforma de gestão em Sistemas de Saúde.

 

O aplicativo também reforça os cuidados para evitar a proliferação do mosquito,como, fechar corretamente lixeiras e depósitos de água, preencher pratos de vasos de plantas com areia ou lavá-los regularmente e fazer a troca constante da água de animais domésticos. Também deve se evitar acumuladores de água, como pneus, calhas e piscinas.

 

No momento, em Guarapuava, estão registrados: 101 focos, 594 larvas e 45 pupas (fase da metamorfose do inseto pós larva). O PNCD junto a Vigilância Ambiental  cuidam da remoção e do uso de larvicidas nos focos localizados.