Expressões são retratadas em exposição no Centro de Artes

19/07/2018

Dores, expressões e inquietações são retratadas pela artista Lili Teixeira. A exposição Pelo que você grita pode ser vista no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro até 10 de agosto. A abertura da mostra aconteceu na noite desta quarta-feira (18). A artista guarapuavana apresenta, pela primeira vez, suas fotos realizadas em 2016. “Tudo começou com um trabalho acadêmico. Primeiro, eu convidei alguns amigos para fotografar, pintei-os de tinta guache e perguntei pelo que cada um gritava. As expressões começaram a fluir, eu registrei esses momentos e resolvi dividir com os guarapuavanos, então nasceu a ideia da exposição”, explicou Lili.

A fotógrafa Flávia Mugnoli, uma das modelos retratadas, gritou pela dor psicológica no mundo. “As doenças psicológicas são ignoradas e tratadas como ‘frescuras’ e essa negligência fere a todos. Participar dessa exposição foi uma experiência inebriante. Eu pude projetar meus sentimentos. Eu literalmente gritei no ensaio e ali vi o poder da arte”, contou Flávia, emocionada com o resultado.

Quem aproveitou para prestigiar a exposição foi a ilustradora Cris Koler, 19 anos, graduanda de artes na Unicentro. “Guarapuava é uma cidade pequena com muitos artistas e iniciativas culturais como essa são importantes para incentivar os profissionais”, comentou Cris, dizendo que gritou pelo amor próprio.

“As dores e inquietações humanas são reflexões que nunca devem parar, por isso essa exposição marca o fechamento de uma primeira parte, mas também uma oportunidade para continuar esse trabalho. Eu sabia que não poderia parar por aqui. Pretendo realizar uma segunda parte do trabalho com outros modelos e trazer novamente para o público. Fico muito feliz por todos que doaram seu tempo para me ajudar”, destacou Lili, agradecendo o apoio da equipe da Prefeitura de Guarapuava e do Centro de Artes.

A mostra estará aberta à visitação de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.