Notícias

Evento antecipa a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

28/09/2018

Nesta sexta-feira (28), às 13h, no auditório do Sesc, foi realizada a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente – Proteção Social Especial. Promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o evento teve como principal objetivo preparar os participantes para o diálogo e debate que acontecerá na VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Participaram da conferência equipes da Apae, Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Durante o evento, crianças e adolescentes foram eleitas para as funções de delegadas e delegados, garantindo assim espaço de participação protagonista na construção de políticas públicas aos principais interessados no assunto. “As crianças são o centro da política, então nada mais justo do que eles participarem das decisões tomadas”, afirmou a coordenadora do Creas, Cristiane Aparecida Dalposso. “Essa conferência está passando muito aprendizado para a gente. Podemos desenvolver muitas coisas para o nosso futuro. É importante ter direitos, assim cria-se mais respeito. Temos que criar leis que nos ajudem a melhorar sempre”, disse Yuri de Freitas, 11 anos, muito animado em participar.

A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente está marcada para 18 de outubro, no Centro Universitário Campo Real. Serão discutidos cinco eixos: garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; espaços de gestão e controle social das políticas públicas de criança e adolescentes.

Publicado em: 28/09/2018