Notícias

Evento alerta sobre os perigos da periodontite na gestação

24/10/2018

Em alusão ao Dia do Dentista (25 de outubro) e como forma de valorização aos odontologistas da rede pública do município, a Secretaria de Saúde de Guarapuava reuniu profissionais da área para confraternização, troca de experiências e capacitação. O encontro aconteceu na Faculdade Guairacá, nesta quarta-feira (24).

Após um café da manhã, os profissionais que trabalham no Departamento de Saúde Bucal das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) receberam um novo protocolo de atendimento, seguindo a linha guia da Rede Mãe Paranaense. Neste protocolo foi incluída a enfermidade odontológica periodontal como critério de alto risco gestacional. “Nós elaboramos um protocolo para padronizar o atendimento periodontal das gestantes do município. Os profissionais não tinham uma padronização em relação a procedimentos e medicamentos”, explicou o chefe da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Hugo Vieira de Santana. Além do protocolo, o fluxo de atendimento para gestantes está passando pelos últimos ajustes.

Na parte da tarde, o professor doutor da Faculdade Guairacá, Fabrício Rutz da Silva, falou sobre periodontite na gestação, as manifestações clínicas e as condutas do cirurgião-dentista da Unidade Básica de Saúde. “É comprovado que doenças bucais contribuem para as crianças nascerem prematuramente ou com baixo peso, por isso é importante o cuidado com a saúde bucal”, destacou o chefe da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde.  

Publicado em: 24/10/2018