Notícias

Estudantes da rede municipal de ensino retornaram às aulas nesta segunda-feira

06/02/2023

O ano letivo começou para aproximadamente 18 mil estudantes do município. O calendário escolar definiu que, no primeiro semestre, as aulas irão até o dia 07 de julho. 

 

Em clima de muita expectativa e animação, nesta segunda-feira (06), professores e diretores das 44 escolas e 27 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) acolheram os alunos para o início do ano letivo de 2023, em Guarapuava. 

 

“Os anos anteriores foram extremamente desafiadores. Por conta da pandemia da Covid-19, a educação foi um dos setores que mais sofreu com isso. Mas, ao olhar para trás, vemos que conseguimos cumprir com excelência nosso papel, proporcionando uma educação de qualidade aos nossos alunos e servidores municipais. Desejamos que esse seja um ano de conquistas e trabalharemos para isso”, destacou o prefeito Celso Góes. 

 

“Estamos muito animados e contentes com o retorno das aulas. Vamos continuar lutando junto com o nosso prefeito Celso Góes, para que este ano seja ainda melhor. Vamos promover ainda mais qualidade, mais conforto e trazer muita novidade para nossa educação”, sublinhou o secretário de educação, Pablo de Almeida. 

 

“Estou muito feliz em retornar à escola. Estou ansiosa para rever as professoras e as minhas amigas também”, contou Maria Clara Santos, aluna do 4° ano da Escola Carmen Teixeira Cordeiro. 

 

“Preparamos com muito amor e carinho o espaço do CMEI para o retorno das crianças. O nosso intuito principal é que elas (crianças) possam se sentir bem vindas em um ambiente acolhedor e confortável”, expressou a diretora do CMEI Primavera, Paula Lefkum Kruk. 

 

Elaine Machado, é avó de Samuel Almeida e Manuela Almeida, de 7 e 4 anos, que estão ensino infantil da Escola Antônio Lustosa de Oliveira. Elaine acompanhou os netos no primeiro dia de aula, após as férias. 

 

“Eles estão bem empolgados. O Samuel estudou aqui por dois anos no início da pandemia, então já conhece o pessoal. Já a ‘Manu’ ela estava em uma escola privada e agora está vindo para cá. Para ela é tudo novo”, contou. 

 

As aulas nas escolas municipais pela manhã, acontecem das 7h30 às 11h30 e no período da tarde das 13h às 17h. Já nos CMEIs, o horário de funcionamento pela manhã é das 7h30 às 11h30 e à tarde das 13h às 17h. No período integral, o horário é das 07h30 às 17h30.

 

O calendário escolar definiu que, no primeiro semestre, as aulas irão até o dia 07 de julho. Já o segundo semestre inicia no dia 19 de julho e vai até o dia 20 de dezembro, encerrando as atividades do ano de 2023.