Notícias

Estão abertas as inscrições para o Programa de Controle ao Tabagismo

06/02/2020

Determinação e força de vontade para largar o vício. Os guarapuavanos que procuram o Programa de Controle ao Tabagismo de Guarapuava buscam no sistema de saúde, uma ajuda para vencer o cigarro. Nesta semana, teve início a liberação da agenda online nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) para os interessados em participar de um novo grupo se inscreverem. “Nosso período de agendamento online segue até que as 48 vagas ofertadas sejam preenchidas. Depois, os inscritos são encaminhados ao programa para fazer avaliação médica com diversos profissionais especializados e determinar as necessidades específicas de cada paciente”, explicou a enfermeira do programa, Érika Mayumi Yassue.

 

Iniciado em 2006, o programa tem seis encontros que contam com aulas de conscientização, materiais educativos e medicamentos. A iniciativa busca utilizar as melhores técnicas para auxiliar na recuperação do vício. “O tabaco é um vilão. A maioria dos pacientes fumam há 25/30 anos, por isso, é tão difícil o processo de recuperação. A parada gradual que utilizamos aqui é mais efetiva porque eles vão largando aos poucos, vão se adaptando e os resultados são mais garantidos”, completou a enfermeira.

 

No ano passado, o Controle do Tabagismo atendeu 154 pessoas, na sede do SAE (Serviço de Atendimento Especializado). Após o paciente concluir os encontros do programa, ele retorna em 30 dias para uma reavaliação da condição clínica. “Eu tinha um nódulo no pulmão e o médico disse que eu precisava parar de fumar, por isso vim para o programa. A ajuda que recebo aqui é muito importante na minha recuperação”, contou uma das pacientes do programa, Lenita Maria dos Santos.