Estande apresentará religiosidade do povo guarani no Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável

05/07/2019

Parte da história brasileira, a comunidade guarani mostrará sua religião no XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de julho, no Vittace Centro de Convenções e Eventos. O objetivo de aproximar todas as manifestações religiosas, busca desenvolver o turismo religioso com o olhar na sustentabilidade. No evento, os membros da comunidade guarani de Turvo exibirão o estande Tembiapo, apresentando as riquezas sobre a cultura indígena, como artesanatos e a medicina combinada a óleos.

A cultura da comunidade mantém uma conexão com a natureza e os seres vivos, enxergando o mundo como boa fonte de sobrevivência. “Os costumes da comunidade sempre unem religião em seu Nhandereko, ou seja, seu modo de vida, que envolve respeito e preservação da terra. Quando chega a primavera, inicia-se um ano com agradecimentos e cerimônias de batismo com a erva-mate, que é predominante na nossa região”, declarou a apoiadora Tembiapo, Sandra König.

Outros elementos locais também são pontos fortes dessa cultura, como o cachimbo esculpido com o nó da Araucária, usado para curas de doenças; e a casa de reza, onde são feitas cerimônias, rituais e danças com cantos. Durante a noite, a comunidade se reúne para ouvir os ensinamentos do Xamo?, o líder espiritual, que em cerimônias anuais, é o responsável para nomear as crianças, de acordo com o desejo do Nhanderu, o pai celestial.

Além da comunidade guarani, os participantes do evento poderão conhecer a história e singularidade de outras manifestações religiosas que farão parte do Congresso, compondo a diversidade guarapuavana. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo site.

Ao final do evento, todos os participantes receberão certificados de 20h. O XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável é organizado pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Fundação São José de Campo Mourão.

Publicado em: 05/07/2019