Notícias

Estabelecimentos de saúde devem atualizar cadastro nacional (CNES)

10/03/2020

Os estabelecimentos de saúde das redes pública e privada precisam atualizar o cadastro CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). O cadastro é utilizado pelo Ministério da Saúde para avaliar a regularidade dos estabelecimentos, analisando se todas as normas exigidas estão sendo cumpridas. 

 

Atualmente no município de Guarapuava aproximadamente 200 cadastros estão desatualizados, isso pode tornar o estabelecimento irregular. “O aviso é para quem está com o cadastro desatualizado regularizar a situação. Enquanto está em estado de advertência, o estabelecimento ainda não tem problemas, quando chegar ao de inconsistência, ele não vai mais para o Ministério”, explicou a Diretora do Departamento de Gerenciamento de Sistema e Informação em Saúde, Graziele Schumanski. 

 

Os locais que ficam em situação de inconsistência podem ter problemas com convênios e outros órgãos, afetando pagamentos e parcerias. Quanto antes essas informações estiverem corretas, menor o risco de sofrer algum corte de verba. Todos os estabelecimentos que não estão com o cadastro em dia, devem atualizar as informações na Secretaria de Saúde, que fica na Av. das Dálias, no bairro Trianon.