
Escolinhas de Basquete formam talentos e estimulam hábitos saudáveis
13/09/2021
O basquete está no grupo dos esportes com maior popularidade no Brasil e tem conquistado cada vez mais o jovem brasileiro. Em Guarapuava, não é diferente. A Secretaria de Esportes e Recreação, em parceria com a Associação Guarapuavana de Basquete, há alguns anos, oferece gratuitamente as Escolinhas de Basquete para adolescentes de até 17 anos de idade. Um trabalho que já apresenta bons resultados.
Benício Macedo Castro está no projeto desde os 10 anos de idade e hoje, aos 13, foi chamado para participar da seletiva da Seleção Paranaense de Basquete SUB-15. “Beni”, como é chamado pelo treinador e colegas, foi o único adolescente de Guarapuava escolhido para participar da seletiva, que acontece de 17 a 19 de setembro, em Paranaguá.
O atleta demonstra otimismo e confiança no que aprendeu. “Eu fico muito animado pela oportunidade e tenho certeza que vou dar o melhor de mim lá, pra conseguir a vaga. Só tenho a agradecer ao Will e aos meninos que treinam comigo, por terem me ajudado a evoluir tanto”, relatou Benicio.

Da esquerda para direita: William (treinador), Benício e o secretário de Esportes, Milton Roseira (escolinhas de basquete).
“A gente ficou muito feliz dele ter sido selecionado para essa primeira etapa da seletiva. Ele está com a gente há 3 anos já e acaba sendo um grande fruto do nosso trabalho e do nosso esforço nas escolinhas, mostrando realmente nosso trabalho com as crianças, que é onde precisamos investir sabe, na base”, contou o treinador, William Teixeira.
Outros alunos das escolinhas também se destacam e já representam a cidade em competições estaduais, como os Jogos da Juventude.
Hábito Saudável
Outros alunos não planejam seguir carreira no basquete, mas frequentam as aulas com entusiasmo. Valentina, de 9 anos, tem acompanhado os treinos no Espaço do Cidadão do Bairro Santana, com a torcida e total apoio da mãe.
“Eu também sou atleta, então, tenho ajudado ela a descobrir qual é o seu esporte. Há umas semanas surgiu esse interesse dela pelo basquete, então, ficamos sabendo da escolinha, já é a terceira aula dela e ela tem se adaptado muito bem. É muito bom ver ela se divertindo tanto”, contou Claudia Gonçalves.
Horários e como participar
As aulas são gratuitas e, para participar do projeto, os pais ou responsáveis devem comparecer em um dos ginásios durante os treinos para fazer a inscrição.
- No feminino, os treinos acontecem segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 15h30, no Ginásio Zilá Mendes Guiné, no Santana.
- Já o masculino, acontece nos mesmo dias, mas em horários diferentes, SUB-15: das 15h30 às 17h30, e SUB-17: das 20h às 22h.
- A modalidade para crianças com idade entre 8 a 12 anos, acontece nas terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, no CIE Professor Antônio Carlos de Paula.