Escolas públicas da rede municipal realizam Avaliação Educa Mais Guarapuava

06/05/2022

Com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de ensino no município, será realizada, pela Secretaria Municipal de Educação, a Avaliação Educa Mais Guarapuava, processo este voltado ao ensino público municipal. As provas  serão realizadas em todas as escolas do ensino público municipal, em turmas de 1° ao 5° ano.

De acordo com Marlete Lima Crissi, Assessora do Departamento de Educação Básica, o programa avaliativo servirá para “realizar um diagnóstico mais próximo possível da realidade em relação às dificuldades apresentadas pelos estudantes, principalmente pelo período pandêmico e para que se possa desenvolver ações focais que minimizem essas dificuldades e maximizem as habilidades já atingidas”.

As avaliações serão realizadas durante todo o mês de maio. As turmas do 1° e 2° ano farão as provas impressas, entre os dias 02 e 13/05. Já as turmas do 3º, 4° e 5° anos, farão as avaliações de forma digital, por meio da plataforma EducaMais, entre os dias 10 e 20/05 (3° ano), 16 e 20/05 (4° ano) e 23 e 27/05 (5° ano).

Uma forma de familiarizar as crianças a esse tipo de avaliação

Além de medir o nível de educação de Guarapuava e planejar ações para seu melhoramento, provas como a Avaliação Educa Mais Guarapuava servem como forma de familiarizar as crianças com esse formato de processo avaliativo. “As rotinas escolares, para além dos processos pedagógicos, envolvem ações sistemáticas e coordenadas no objetivo de avaliar os alunos e propor novas metodologias de acordo com as dificuldades encontradas. Esse tipo de atividade proporciona aos estudantes o contato com as avaliações externas que terão em sua carreira acadêmica, como o ENEM, vestibulares e outros processos avaliativos que elas possam fazer no futuro”, ressalta o Secretário de Educação Pablo de Almeida.

Além da Avaliação Educa Mais Guarapuava, a Secretaria de Educação realizará, com os alunos do ensino público municipal, uma prova de fluência em leitura.  Estudantes que cursam entre o 2° e o 5° ano, farão os testes. Esta avaliação ocorrerá entre os dias 09 e 27/05. “A avaliação de fluência servirá para termos uma ideia de como está o processo de aquisição da habilidade leitora dos estudantes, para que também se possam planejar intervenções que colaborem com uma melhor aprendizagem nesse aspecto tão importante da vida acadêmica e pessoal das mesmas”, afirma Marlete.