Escolas de Guarapuava receberão cerca de 500 notebooks com o Programa Educação Conectada

03/02/2020

Mais de R$ 5 milhões investidos em tecnologia na educação: este é o montante obtido pelos municípios paranaenses de Guarapuava e Campo Mourão, através do Programa Educação Conectada. O projeto vai atingir 100% das escolas estaduais e 50% escolas municipais em área urbana de Guarapuava, que foram sorteadas pelo BNDES por meio da Loteria Federal, incluindo-as em um projeto capitaneado pelo banco, com apoio das Fundações Lemann e Itaú Social e, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), e que dará suporte para o fortalecimento do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas. “Inovações tecnológicas devem ser entendidas como instrumento auxiliar a prática pedagógica, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos contribuindo para intensificar e fortalecer a interação professor-aluno e a relação aluno-aluno. Pensando nisso, temos buscado sempre a disponibilização de ferramentas que tragam qualidade ao trabalho realizado nas salas de aulas pelos professores e tornando a tecnologia parte do currículo das Escolas”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

Através desse projeto, Guarapuava irá receber diversos equipamentos, softwares e formação de professores e gestores das escolas participantes. No total, as escolas públicas da cidade receberão 497 notebooks educacionais, gabinete de armazenamento, recarga de notebooks e fones de ouvido. Além disso, serão disponibilizados recursos educacionais digitais, como a Plataforma de Alfabetização, que auxiliará na formação dos estudantes. “Em contrapartida, a Secretaria de Educação realizará, com recursos próprios, o suporte técnico aos equipamentos. Faremos a infraestrutura lógica, com cabeamento e equipamentos para conectividade em sala de aula”, explicou o articulador municipal, James Iochaki Bogdanovictz Ishimoto.

Atualmente, o programa está em fase de finalização do contrato. A vigência prevê o suporte para atividades até 2022, com plano de auto sustentabilidade. Para que possa auxiliar o maior número de alunos possíveis, as atividades do programa irão funcionar em sistema rotativo, de modo que os equipamentos transitem entre as salas de aulas.

No Brasil, somente seis estados foram selecionados: Paraíba, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins, Bahia e Paraná, com os municípios de Guarapuava e Campo Mourão.