
Alunos de Guarapuava participam do projeto MPT na Escola 2023
07/06/2023
O Prêmio MPT na Escola é um reconhecimento dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil.
De março a maio, estudantes de Guarapuava participaram do MPT na Escola 2023. O projeto é do Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).
As atividades foram realizadas com alunos, pais, professores e com a comunidade. O objetivo do trabalho é a conscientização em relação ao trabalho infantil, visando a importância de se respeitar os direitos das crianças e adolescentes.
“Os professores participaram de uma formação sobre o tema trabalho infantil e desenvolveram atividades relativas a este assunto em sala de aula. Depois disso, houve a conscientização, por meio de várias atividades propostas. A partir de então, como resultado, as escolas interessadas em participar do concurso MPT na Escola 2023, enviaram à Secretaria um trabalho por categoria que foram divididos em poesia, conto e desenho para apreciação e avaliação na etapa municipal”, destacou a assessora pedagógica e coordenadora local do projeto MPT na Escola, Bernadete de Fátima Machado Lima.
Em Guarapuava, participaram do projeto 44 escolas municipais, com 3182 alunos, divididos em 113 turmas de 4º, 5º, 6º e 7º anos, além de 101 professores, 44 diretores e 44 pedagogos.
Entre as atividades trabalhadas em sala de aula, a SME destaca o uso dos materiais disponibilizados pelo MPT, como palestras e vídeos informativos. Com isso, os alunos trocaram informações sobre o trabalho infantil e entrenderam a realidade de muitas pessoas.
“A partir de vídeo enviado às famílias nos grupos de WhatsApp, foi feita uma pesquisa sobre o tema por meio de formulário, dando suporte para construção de gráficos para análise dos dados”, salientou a coordenadora.
Também foram realizados debates em sala de aula, produção de contos, poesias, músicas e desenhos sobre o tema. A confecção de cartões com papel reciclado, apresentação de teatro, contação de histórias, jogos e uma exposição de trabalhos nas unidades de ensino, completaram o projeto.
O Prêmio MPT na Escola, culminância do Programa Resgate à Infância, é uma premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil.
“O Prêmio é nacional, mas passa por três etapas até sua finalização. A primeira é a municipal, quando a Secretaria de Educação seleciona os trabalhos que representarão a cidade. A segunda é a etapa estadual, com a inscrição dos trabalhos selecionados na primeira etapa junto ao MPT-PR. Uma comissão julgadora decidirá quais foram os melhores trabalhos em cada categoria e inscreverá o primeiro colocado de cada uma delas na última etapa, a nacional”, enfatizou Bernadete.
Os três primeiros lugares de cada categoria da primeira etapa serão divulgados em data a ser definida, sendo o 1º lugar inscrito na etapa estadual do concurso.