Notícias

Escolas da rede municipal participam do 36° Encontro da Arte Folclórica na UNICENTRO

16/08/2023

Cerca de 200 alunos participaram do momento repleto de música, dança e teatro.

 

Na tarde desta quarta-feira (16), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) recebeu cerca de duzentos alunos da rede municipal durante a Semana da Arte Folclórica. A convite da própria instituição, a escola Padre Estanislau Cebula foi uma das atrações do dia.

 

Além da escola Cebula, as escolas Professora Elcidia de Santa Maria Pereira, Professor Chester Kochanski e Dalila Haenisch Teixeira, estiveram presentes no evento e puderam acompanhar as apresentações do Coral Unicanto, Coral Opus III, Lucas Sequinel, Colégio Lobo e César Quadros. 

 

“Nós reconhecemos que eventos culturais desempenham um papel fundamental na formação integral de nossos estudantes, visto que a nossa jornada educacional abrange muito mais do que o aprendizado em sala de aula. Esses momentos oferecem a chance de eles poderem se conectar com as tradições e valores. Com isso, nós podemos cultivar uma geração de jovens que valorizam e preservam a cultura. E deixo aqui meus agradecimentos à UNICENTRO pelo convite que certamente vai enriquecer a educação dos nossos alunos”, destacou o secretário de educação, Pablo de Almeida.

 

Todos os anos durante o mês de agosto, a UNICENTRO promove o Encontro da Arte Folclórica. A iniciativa proporciona o acesso da comunidade às manifestações artísticas e culturais, como exposições, música, dança e outras expressões. Neste ano, o tema “Semeando cultura, colhendo tradição”, foi o escolhido.

 

“O objetivo deste dia é trazer conhecimento sobre conceitos do folclore, tradição, identidade e, principalmente, a diversidade de temas que abarcam. E foi o que a gente trouxe aqui. Música, dança, lendas, parlendas e eu acredito que o evento foi um sucesso. No dia de hoje, trouxemos as escolas, principalmente as municipais, que sempre são parceiras, por meio da Secretaria de de Educação.  E parece que elas gostam. Então, esperamos sempre trazer as crianças nesses espetáculos”, mencionou a diretora de Cultura da UNICENTRO, Níncia Teixeira.

 

Durante o encontro, um dos dias é destinado apenas às ações educacionais. Na ocasião, a universidade convida instituições de ensino para participarem do momento que combina folclore e educação.

 

“A UNICENTRO é que se encarregou de organizar essa participação. O pessoal do departamento de cultura preparou e convidou a escola Cebula para fazer uma apresentação. Depois, nós soubemos e levamos três escolas para assistir A essas apresentações, porque é muito importante que as crianças participem de atividades que valorizem as manifestações da cultura popular, conhecendo o folclore e valorizando as tradições passadas pelas gerações”, frisou a assessora pedagógica da SME, Bernadete de Fátima Machado Lima.

 

Os alunos do 1° ano C da escola Cebula encantaram o público com uma interpretação da canção “Sai preguiça”. A turma foi escolhida para representar a instituição após uma seleção interna.

 

“Para as crianças, se apresentar foi muito gratificante. Eles gostam muito de aprender coisas novas e ficaram encantados com o convite e, ao mesmo tempo, nervosos, porque iam se apresentar para muitas pessoas. Mas todos os dias, queriam ensaiar para fazer bonito. Eles estavam muito empolgados e amaram estar presentes nesse evento”, finalizou a professora do 1° ano C da Escola Municipal Padre Estanislau Cebula, Vanessa Arias.