
Equipes de saúde receberão capacitação especializada em Ostomia
26/11/2019
A dona Tereza Krasniaki, de 72 anos, tem uma vida ativa que inclui limpar a casa, cozinhar, caminhar, dançar e a atividade preferida que é cuidar do jardim! A rotina intensa e saudável é uma grande vitória, pois aos 50 anos foi diagnosticada com um tumor no intestino grosso e o processo de ostomia foi a única opção para salvá-la. “Fiquei muito doente, quando procurei ajuda o tumor já tinha se espalhado e tive que passar pelo tratamento.Quase achei que não tinha mais salvação, mas deu tudo certo!Sai de lá com a bolsa e o médico disse que era definitivo. Hoje estou acostumada, para mim é normal. Aprendi que tenho que me cuidar, tenho que aceitar, pois pelo menos com ela, eu posso fazer de tudo”, contou.
Assim como a idosa, dezenas de guarapuavanos trazem uma história de superação envolvendo a Ostomia. Segundo o Ministério da Saúde, o procedimento cirúrgico é realizado em um paciente quando se torna necessário construir um novo trajeto para eliminar a urina e as fezes, colocando-se uma bolsa coletora na parte de fora do corpo. “Esta cirurgia também é conhecida como cirurgia da vida. Pois trás para o paciente uma nova chance de viver. Mas para que esta nova vida tenha qualidade é necessário que ele passe por uma equipe de enfermagem capacitada para avaliar seu estoma , e também indicar-lhe o equipamento coletor que mais se adapte à ele . Pois como cada paciente é único , cada estoma também é.. com suas particularidades e necessidades que devem ser atendidas.”, explica a enfermeira Aline Rissato Pierkaski.
No Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece cuidados e suporte necessário para estes pacientes. “Pelo SUS eu recebo as bolsas e posso agendar minhas consultas. Graças a Deus temos a quem recorrer, pois as bolsas são caras, seria um gasto que eu não conseguiria ter”, afirma dona Tereza. A Secretaria de Saúde também disponibiliza atendimento especializado em ostomia e investe na capacitação dos funcionários. É o que ocorrerá no dia 03 de dezembro, no Centro Universitário Campo Real. As equipes de enfermagem de todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município receberão treinamento e os pacientes, orientações. “Esta capacitação vem de encontro ao que entendemos ser o melhor para o paciente, ou seja, profissionais capacitados atendem completamente as necessidades dos seus pacientes, ensinando para eles o auto-cuidado e, desta forma, reabilitando a pessoa para voltar as suas atividades diárias com confiança e vontade de viver, complementa Aline.
O evento será dividido em duas etapas, a partir das 8h30, a enfermeira Aline Rissato Pierkaski esclarecerá pacientes sobre dúvidas a respeito dos cuidados com o estoma e a pele. Já na parte da tarde, às 13h30, os profissionais se reunirão para ouvir uma palestra com instruções para o acompanhamento destes pacientes, desde a diferenciação sobre os tipos de estomas(orifícios), as complicações e cuidados, até o manuseio dos equipamentos e adjuvantes(medicamentos pra dor) usados no tratamento.
Serviço: Capacitação em Ostomia
Data: 3 de dezembro
Horário: Pacientes: 8h30 / Equipes: 13h30
Local: Centro Universitário Campo Real
Publicado em: 26-11-2019.