Equipes da Prefeitura estão nas ruas orientando guarapuavanos sobre prevenção à Covid-19

08/04/2020

Com a ciência de que a informação é uma ferramenta importante de enfrentamento à Covid-19, equipes da Prefeitura de Guarapuava estão nas ruas para disseminá-la. São mais de 40 fiscais, de diversos setores, que estão orientando e conscientizando os guarapuavanos sobre o cumprimento das medidas de segurança e prevenção do novo coronavírus para minimizar os riscos de transmissão na cidade. “Esse é um momento em que precisamos de união, de consciência coletiva. Do cuidado pessoal e com quem está ao meu lado em casa ou na rua. Nossas equipes estão trabalhando para garantir maior segurança a todos nós”, afirmou o prefeito, Cesar Silvestri Filho.

Nesta quarta-feira (08), teve início a medida de uso obrigatório das máscaras de proteção. Desde cedo, ficais repassam recomendações sobre a medida, em pontos estratégicos, como bancos e terminais de ônibus. Foi lá que encontraram Rosana Portella, moradora do Alto da XV, devidamente protegida para utilizar o transporte coletivo. “Eu comprei uma máscara caseira (de pano) por causa da proteção. Sei que é importante utilizar em todos os lugares. A conscientização que os profissionais estão fazendo é ótima para que aqueles que ainda não estão se cuidando, vejam que todos precisam ajudar”, contou Rosana.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

AÇÃO NOS BAIRROS

Além da atuação no Centro, seis equipes percorrem os bairros orientando os pequenos comércios. “Percebemos grande adesão da população ao uso da máscara, que é um equipamento necessário para minimizarmos a proliferação do vírus. Essa colaboração coletiva é fundamental para enfrentarmos a Covid-19 juntos”, avaliou o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Além das orientações, equipes da Prefeitura auxiliam na organização de filas em estabelecimentos, no cumprimento dos serviços preferenciais e no reforço do isolamento social para idosos e crianças menores de 12 anos.

No total, cerca de 40 servidores integram uma equipe multidisciplinar composta por agentes da Defesa Civil, Fiscalização Geral, Procon, Vigilância Sanitária, Secretarias Municipais de Trânsito, Habitação, Meio Ambiente, Obras e Turismo, Esportes e Recreação, Políticas Públicas Para as Mulheres e Administração. O serviço também conta com o auxílio da Polícia Militar.