Notícias

Equipe técnica do CEPLUHG realiza workshops no 1° Encontro de Arquitetura, Design e Construção de Guarapuava 

11/08/2022

Nesta quarta-feira (10), a equipe técnica do Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG), participou de um workshop sobre “Mapeamento e Diagnóstico Urbano”, promovido pelo escritório de arquitetos urbanista, Urbideias de Curitiba, no 1° Encontro de Arquitetura, Design e Construção de Guarapuava. Os engenheiros e arquitetos do centro de planejamento municipal levaram para os acadêmicos e profissionais da área, que estão participando do evento, os projetos e experiências que vêm sendo desenvolvidos.

 

“Esse evento, é para nós, muito engrandecedor em todos os sentidos, pois está fazendo com que essa aproximação fique cada vez mais atuante, com uma sinergia entre CEPLUHG e academia, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo e os demais profissionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná. A comunidade sabe que a gente está com grandes projetos de revitalização de parques e praças, além da Avenida Rubens Siqueira Ribas e das ruas Dezessete de Julho e Quinze de Novembro. Um dos próximos passos, seria a revitalização e a modernização da Avenida Moacir Júlio Silvestri e esse trabalho a gente sugeriu que fosse executado junto com a academia, com os arquitetos do conselho e com os estudantes, pois acredito que vai nos trazer bons frutos e boas ideias”, destacou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza.

 

Os participantes do evento realizaram também, uma visita técnica na Avenida Moacir Julio Silvestri, onde puderam analisar de perto alguns pontos do trânsito, acessibilidade e sinalização. A atividade foi acompanhada pela equipe do CEPLUHG, composta pelo secretário de Planejamento e Urbanismo, do engenheiro civil Fabiano Ferreira da Silva, e do arquiteto Luiz Marcelo Sanchez, além de outros profissionais da área. 

 

Quando a gente entende que existe uma logística estruturada, aliada a um conhecimento acadêmico e de cidade,  aí consegue-se realmente produzir cidades importantes. Curitiba é um exemplo disso. Quando os cidadãos se aliaram ao planejamento urbano, a gente conseguiu desenvolver uma cidade muito mais sustentável e inteligente”, salientou Richard Viana, arquiteto, urbanista e um dos fundadores da Urbideias. 

 

Para o estudante Luiz Sérgio Lenarte Leal, do oitavo período do curso de Arquitetura e Urbanismo, a conversa realizada pelos participantes e seguida de uma visita técnica acompanhada pelos profissionais, contribuíram na formação dos alunos. “Eu acho bastante interessante essas oportunidades que a gente tem, principalmente com a prefeitura junto. Então, isso agrega bastante para nossa graduação, dá uma animação para gente”, contou. 

 

Durante a noite, outro workshop foi ministrado pela equipe do CEPLUHG. A engenheira civil, Valéria Lustosa de Siqueira, do Departamento de Aprovação de Projetos da prefeitura de Guarapuava (DEAPRO), discorreu sobre o tema aos participantes do evento. 

 

O 1° Encontro de Arquitetura, Design e Construção de Guarapuava segue até sexta-feira (12), em horários variados. A programação completa está disponível no site da instituição.