Notícias

Equipe do Ministério do Meio Ambiente visita Guarapuava para acompanhar andamento do Programa Lixão Zero

09/07/2021

Na manhã desta quinta-feira (08), o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Marcio Nunes, e equipe técnica estiveram em Guarapuava para acompanhar a execução do Programa Lixão Zero na cidade.

 

Guarapuava foi um dos 57 municípios brasileiros contemplados no programa do Governo Federal e recebeu recursos de 4.9 milhões pelo convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente e Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. Os recursos foram utilizados na aquisição de veículos, equipamentos e materiais para a modernização da coleta e destinação final ambientalmente adequada para os resíduos sólidos.

 

“A otimização da gestão de resíduos sólidos evita a contaminação do solo, da água, do ar e a emissão de gases de efeito estufa. A saúde da natureza e da população são beneficiadas pelo descarte correto. Faça chuva ou faça sol, todos os dias o resíduo vai ser gerado, e precisa ter a melhor destinação possível”, ressaltou o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.

 

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná Marcio Nunes falou sobre a geração de lixo diária e o impacto no meio ambiente. “Estudos mostram que cada um de nós gera em torno de 800g de lixo por dia. Precisamos dar um melhor aproveitamento, seja pela reutilização, a reciclagem, o aproveitamento energético, são vários caminhos e tecnologias que podem contribuir, o lixão zero vem para iniciar essa melhoria ambiental”.

 

Durante o evento, a deputada Cristina Silvestri parabenizou toda a equipe e afirmou que o meio ambiente é o grande desafio da sociedade. “Temos em Guarapuava uma equipe comprometida, precisamos da consciência da população para lutar junto nessa causa. O Lixão Zero traz ações concretas que vão mudar a qualidade de vida das pessoas já num curto prazo. Que esse exemplo seja levado a outros municípios do Paraná, a outros municípios do Brasil”, finalizou a deputada.

 

Já estão em Guarapuava, 8 caminhões compactadores, 3 caminhões baú, 1 triturador de podas de árvore, 1 balança para a pesagem de material reciclável e 150 contêineres, desses, metade destinado para o depósito de resíduos orgânicos e a outra parte destinado para recicláveis.

 

 

Além desses equipamentos, ainda estão em processo de licitação outros 50 contêineres, mais 1 caminhão baú destinado exclusivamente para a coleta de resíduos volumosos e de construção civil, e 1 veículo para o deslocamento dos profissionais da educação ambiental.

 

“É um orgulho receber esses recursos, de um programa que contemplou apenas quatro municípios do estado, e isso é resultado do trabalho muito bem feito pela nossa equipe do meio ambiente que desenvolveu os projetos, correu atrás, e teve o pronto atendimento do Governo Federal e do Governo do Estado”, destacou o vice-prefeito e secretário de obras, Samuel Ribas.

 

 

 

Na parte de educação ambiental, o programa também subsidia materiais como folders, panfletos e jogos para serem distribuídos aos moradores e também nas escolas. De acordo com o secretário municipal de meio ambiente, Celso Araújo, assim que as aulas presenciais forem retomadas, as ações serão realizadas nas escolas.

 

Também participaram do evento autoridades locais, servidores, vereadores e secretários municipais.