Equipe do Ministério da Saúde vistoria terreno para construção do Centro Oncológico

25/07/2017

Mais um passo importante para a construção do Centro Oncológico Unidade II do Hospital São Vicente de Paulo foi dado hoje (25). Isso porque, a equipe técnica do Ministério da Saúde veio a Guarapuava para conhecer o terreno de 20 mil m² doado para a construção do novo Hospital. “Este é um sonho que juntos estamos concretizando”, disse o provedor do Hospital, Humberto Limberger.

Serão 12 mil m² de área construída, dos quais 2 mil m² serão para a radioterapia e os outros 10 mil m² para a construção de leitos, UTI, centro cirúrgico, tratamentos paliativos, casa de apoio, etc. “Sabemos da necessidade da região central do Paraná em ter um centro de tratamento oncológico. Com apoio e empenho do Ministro Ricardo Barros em nos atender e enviar a equipe técnica para Guarapuava,  avançamos ainda mais na consolidação do projeto que atenderá os pacientes que tanto precisam”, afirmou a Deputada Estadual, Cristina Silvestri.

De acordo com o presidente do Comitê Gestor do Centro Oncológico, Odacir Antonelli, as obras de construção do espaço devem iniciar em fevereiro do próximo ano. “Toda a nossa região tem carência no atendimento nesta área e a construção do Hospital é emergente. Com apoio maciço do Governo Federal, Governo Estadual, Deputados, Prefeito, Vereadores, Hospital São Vicente, empresários e toda a comunidade guarapuavana, em uma operação conjunta, conseguiremos fazer deste sonho uma realidade”.

A visita da equipe técnica foi agendada pelo Prefeito Cesar Silvestri Filho, no início deste mês, durante uma visita ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, em Brasília. “Consolidar este projeto permite que Guarapuava dê mais um passo para um futuro. É um desafio para a cidade que está em transformação, justamente em um local em que a mudança está sendo realizada de maneira moderna e arrojada. Temos neste espaço a maior obra pública do Paraná sendo construída, que é o Hospital Regional, a UTFPR, o shopping, entre outros investimentos”, enfatizou Cesar Filho, destacando ainda que toda a região será beneficiada com mais esta obra.

A radioterapia é destinada a pacientes com câncer, já que é um método capaz de destruir células tumorais com radiações ionizantes. “Hoje os pacientes enfrentam viagens de 300 quilômetros para fazer a radioterapia. São pessoas já debilitadas e que precisam ir até Cascavel ou Curitiba para fazer o tratamento. Com o Hospital em Guarapuava, famílias e pacientes terão mais tranquilidade durante o tratamento”, completou o prefeito.

Publicado em 25/07/2017