Equipe da Secretaria de Agricultura participa de audiência no MAPA

03/03/2020

Uma comitiva formada pelo secretário de Agricultura, Ademir Fabiane, e parte da equipe da secretaria, participou de uma audiência no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, nesta terça-feira (03).  O objetivo foi ajustar os procedimentos finais em preparação à auditoria que será feita pelo MAPA, ainda neste mês, em serviços realizados pela secretaria.

O Ministério da Agricultura irá auditar o Serviço de Inspeção Municipal e os estabelecimentos atendidos por ele. Com a aprovação, será possível o credenciamento e a conquista do selo do Sistema Brasileiro de Inspeção para produtos de origem animal, SISBI.  A diretora do serviço, Elizângela Coradassi, explica que o estabelecimento credenciado com o selo poderá vender seu produto de origem animal por todo o país. “É uma grande oportunidade para os criadores de melhorar a qualidade na produção de seus produtos e capitalizar novos negócios, conquistando novos clientes”, declarou.

Segundo o secretário da pasta, Ademir Fabiane, essa conquista é muito importante para o município e iguala Guarapuava à poucas cidades do Brasil: “Hoje aproximadamente apenas 40 serviços municipais de inspeção estão credenciados com o selo SISBI em todo território nacional, em sua grande maioria são as capitais e as cidades de grande porte populacional. Ao conquistarmos esse selo, nos igualaremos ao padrão dessas poucas e qualificadas cidades que priorizaram investir o capital público em um serviço de qualidade para inspecionar a produção de origem animal. Essa é a nossa perspectiva”, afirmou.

A reunião foi realizada na Secretaria de Defesa Agropecuária, com a diretora do Departamento de Suportes e normas, Judi da Nóbrega, além do corpo técnico.