EQUIPE DA PREFEITURA E SEBRAE DE TIBAGI CONHECEM ESTRUTURA DA AGÊNCIA DO EMPREENDEDOR

23/11/2017

Agência do Empreendedor é modelo para cidades do Paraná. Na tarde desta quarta-feira (22), uma comitiva da Prefeitura de Tibagi estiveram no Paço Municipal para conhecer o processo de implantação em Guarapuava e a exitosa forma de atuação. A Agência integra o Programa Guarapuava Empreendedora e, em apenas três anos de funcionamento, garantiu reconhecimento estadual e nacional. Prova disso são os prêmios conquistados como o Prefeito Empreendedor do Sebrae 2016.

A vice-prefeita Helynez Izabel Santos Ribas, o secretário de Indústria e Comércio, Wilson de Lima, e representantes do Sebrae estiveram na Agência do Empreendedor e foram recebidos pelo prefeito Cesar Silvestri Filho. “A agência agiliza os processos, fornece a possibilidade de empréstimos, qualifica o MEI e oferece espaço para que ele possa comercializar os seus produtos. É um trabalho completo”, explica o Prefeito.

A coordenadora do Guarapuava Empreendedora, Ana Cláudia Klosouski, apresentou a diretrizes do programa e da agência, como também as oficinas do Sebrae, o Inova Guarapuava e os projetos, a exemplo do Centro de Bairros, que tem como objetivo modernizar a rua do comércio nos bairros fortalecendo o comércio local. “Já recebemos visitas de várias cidades para conhecer o funcionamento da Agência e os diferenciais implantados em Guarapuava. Isso prova que estamos no caminho certo e queremos avançar cada vez mais”, ressalta.

A Agência do Empreendedor de Guarapuava conta com 5.044 MEIs cadastrados. O total de alvarás liberados cresceu 62%, se compararmos os dados de 2015 e 2017. Já nos atendimentos, a alta foi de 140% entre 2015 (com 4.793) e 2017 (12.358 até outubro). E, pela Fomento Paraná, foram liberados 270 projetos desde o início das operações, totalizando cerca de R$ 2,7 milhões em recursos.

A Prefeitura de Tibagi já possui uma Agência do Empreendedor e está organizando o Comitê Gestor. “Para agilizar os processos, estamos visitando Agências que já estão em funcionamento no Paraná. Guarapuava é referência e agora sabemos o motivo. Aqui o atendimento ao MEI é bem estruturado e humanizado. Os MEIs confiam na Agência e vamos levar para Tibagi”, analisa a vice-prefeita.