Entrega da revitalização da Praça da Fé marca o aniversário de 202 anos de Guarapuava

10/12/2021

Uma cidade que se destaca pela cultura, diversidade, inovação e tecnologia: assim é Guarapuava, que comemorou nesta quarta-feira (09), mais de dois séculos de história. E para celebrar os 202 anos do município, a Secretaria de Turismo e Eventos realizou a entrega oficial da revitalização da Praça da Fé.

Guarapuava merecia ter um espaço onde todas as religiões pudessem se encontrar e expressar a sua fé. Quando a Katriane me trouxe a reivindicação de revitalização da praça, nós estávamos vivendo o pior momento da pandemia e foi aí que nós vimos que precisávamos nos agarrar em alguma coisa e esse espaço simboliza isso, representa a esperança e a fé. E, é uma alegria enorme fazer a entre hoje, data em que comemoramos os 202 anos de história, viva Guarapuava e que possamos ter esperança de dias melhores”, destacou o prefeito municipal, Celso Fernando Góes.

A cerimônia de entrega das obras de revitalização ocorreu no palco localizado do esquerdo da praça que já recebeu vários eventos marcantes como a Paixão de Cristo. “Que espaço especial para comemorarmos o aniversário de Guarapuava, um local de união da fé das pessoas. Eu quero parabenizar o prefeito Celso e a Katriane por essa grande praça, deixando-a tão bonita como a nossa querida Guarapuava. Parabéns por esse carinho que vocês têm em mostrar as belezas da nossa cidade e parabéns Guarapuava, uma cidade construída pelas pessoas que vivem nela”, acrescentou a deputada estadual, Cristina Silvestri.

Na ocasião, o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Júnior também parabenizou a cidade e a reforma completa da praça ecumênica. Parabenizo desde já nossa querida cidade, representada por um povo trabalhador, hospitaleiro, humilde e com grande coração. E quero parabenizar por essa obra tão importante que representa a esperança e o recomeço de um novo ano, que será muito melhor do que foi 2021, um feliz natal e um ótimo 2022”.

Ao som da banda Jovem Maestro Leonel Rossetim e Orquestra de Câmara de Guarapuava, a abertura contou com a participação especial da Miss Brasil Turismo, Luiza Gabriela, que enalteceu as obras na Praça como cartão postal do município, do representante da Mitra Diocesana, Padre Carlos de Oliveira, e do Conselho de Pastores, o pastor Wanderley Gonçalves, que abençoaram o local e oraram pela cidade.

A revitalização da Praça da Fé, realizada pela Secretaria de Obras e pela Surg, conta com a reforma completa do palco acústico e arquibancada, limpeza do lago, pintura das calçadas que levam  formando o desenho de raios de sol, instalação de lâmpadas de LED e de refletores nos paredões. Além disso, o projeto contemplou também a construção de uma Academia ao Ar Livre e de um mirante com bancos, iluminação, piso de paver e guarda-corpo, para que a população guarapuavana possa usufruir do espaço.

“Os esportistas do rapel fizeram a primeira demanda de uma lixeira para praça e nós vimos que não poderia fazer apenas essa instalação, essa praça é linda e merece uma revitalização inteira e hoje concluímos e entregamos aos guarapuavanos. A praça está linda e pronta para receber eventos, receber a família para lazer e prática esportiva”, ressaltou a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.

Essa foi a primeira grande intervenção em 21 anos de fundação da praça preparada para receber eventos religiosos e de promoção do turismo. “Nossa equipe ficou muito feliz pelo convite da secretaria de Turismo para participarmos do evento, a gente trabalha com o rapel há alguns anos e se apresentar nesses pontos turísticos de Guarapuava é muito importante para nós. E agradecemos toda a dedicação dessa administração que possibilitou mais um local para prática de esportes radicais como o rapel”, finalizou o representante do rapel da Nativa, Rony Ferreira.

Também participaram da solenidade servidores e vereadores municipais, representantes da sociedade civis e militares.