Notícias

Encontro Paranaense discute Alimentação Escolar dos Municípios

27/11/2020

Sendo realizado pelas plataformas Even3 e Youtube, o II Encontro Paranaense de Alimentação Escolar (ENPAE) teve início na terça-feira (dia 24), desta semana, e seguiu até quinta-feira (dia 26), de modo online. O evento teve a participação de diferentes profissionais da área da nutrição e da alimentação escolar, incluindo servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava.

 

Os profissionais do quadro técnico do Departamento de Alimentação Escolar participaram com o intuito de se aperfeiçoarem, além de compreenderem as inovações tecnológicas na área da alimentação. Neste ano, porém, uma outra participação foi destaque no evento. As merendeiras do município também estiveram presentes. Com relação a isso, a nutricionista e Diretora de Departamento de Alimentação Escolar, Laura Maria Iatskiu Vasconcelos, salienta que a presença delas é um reconhecimento pela contribuição com a alimentação das crianças: 

 

É uma forma de valorizarmos e reconhecermos o trabalho que essas mulheres fantásticas desempenham em nossas unidades de ensino, contribuindo com o desenvolvimento dos nossos alunos com muito profissionalismo e dedicação,  contribuindo com o desenvolvimento dos nossos alunos com muito profissionalismo e dedicação, colocando uma pitada de carinho no prato de cada criança que alimentam.”, declarou a nutricionista e Diretora de Departamento de Alimentação Escolar, Laura Maria Iatskiu Vasconcelos.

 

De acordo com Laura, essa participação é de extrema importância para o evento e demais ações nos municípios, uma vez que as merendeiras precisam estar motivadas a servir uma refeição segura e de qualidade aos alunos.  “Sempre é importante ressaltar que, de nada adianta fazermos um trabalho exitoso no Departamento de Alimentação Escolar se, lá na ponta, as merendeiras não estiverem motivadas para servir uma refeição saborosa e segura para nossos alunos, o trabalho delas, com toda certeza contribui em grande parte para o sucesso de todos. ”, completa.

 

Foto: Arquivo Secom/Merendeiras do município.

 

Resumos

A abertura do encontro ocorreu às 16h30 de terça-feira (dia 24). Nos outros dois dias do evento os diálogos e apresentações tiveram início às 9h e seguiram até próximo às 20h da noite. Intercalando entre diálogos e apresentações de resumos, o encontro discorreu sobre diversos assuntos relacionados à nutrição. 

 

Foram apresentados dois artigos com autoria das nutricionistas da merenda de Guarapuava, intitulados: Panorama da Compra de Alimentos da Agricultura familiar para o programa municipal escolar de Guarapuava-Pr: Relato dos últimos nove anos, que retrata a evolução nas aquisições dos produtos da agricultura familiar no município, de 3,6% em 2011, chegando a 51,40% em 2019.(valor de recurso recebido do FNDE) e, Necessidades alimentares especiais e a produção do cuidado na execução do Programa de Alimentação Escolar na rede publica municipal de ensino de Guarapuava-Pr, resumo que trata do atendimento dos estudantes com necessidades alimentares especiais foi selecionado para a apresentação oral, o qual foi explanada pela nutricionista Patrícia Chiconatto. Os dois foram aprovados pela comissão avaliadora e publicados nos anais do evento.

 

Com uma equipe de 24 palestrantes durante os dias dos encontros, o ENPAE visualizou essa oportunidade de conversação como uma troca de experiências, mesmo que desta vez realizada pelo ambiente virtual. 

 

 

Foto: Arquivo Secom/Crianças recebem alimentação nutritiva e balanceada.

 

História

 

Em 2020, o evento comemorou os 65 anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que durante todo esse período buscou por uma alimentação mais segura e de qualidade aos alunos da rede de educação básica de todo o país.

Organizado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE/PR), em uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, o evento propõe reunir nutricionistas, gestores, técnicos municipais e estaduais, agricultores, estudantes de nutrição, além de outros especialistas da área que contribuíram acerca dos temas tratados. 

 

Cecanes

Os Cecanes são centros ligados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) responsáveis pelo desenvolvimento de ações de pesquisas, ensino e extensão dentro do PENAE e ajudam no aperfeiçoamento da merenda escolar e nutrição dos alunos.