Notícias

Encerramento de projeto folclórico é realizado no CMEI Retiro Feliz

07/09/2023

Duas semanas após o Dia do Folclore, o CMEI Retiro Feliz finalizou uma série de atividades culturais.

 

Com direito a apresentações culturais e a participação da Cuca em pessoa, nesta quarta-feira (6), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Retiro Feliz encerrou uma série de projetos folclóricos realizados durante as últimas semanas. 

 

“Momentos como esses oferecem a chance dos nossos alunos poderem se conectar com as tradições e valores. Entendemos que folclore une gerações e preserva nossas identidades. Ficamos felizes em saber que estamos cultivando uma geração de jovens que valorizam e preservam a cultura desde muito cedo”, destacou o secretário de educação, Pablo de Almeida.

 

Durante a tarde, as assessoras pedagógicas Patricia Nascimento e Elaine Abreu, estiveram presentes representando a SME.

 

“O objetivo principal ao introduzir esse assunto na educação infantil, é despertar nas crianças a curiosidade e estimular o interesse pela riqueza cultural das regiões do Brasil. A partir disso, valorizamos lendas, cantigas, parlendas, brinquedos e brincadeiras, literatura, poesias e outra manifestoes que precisam ser conhecidas. Este é um projeto da sequência didática onde todos os CMEIs e Escolas com educação infantil participam. A iniciativa dos CMEIs é tornas as crianças protagonistas da história. Ficamos muito felizes com essas ações”, frisou Patrícia.

 

Na ocasião, os alunos do berçário encantaram o público com uma apresentação da música “A canoa Virou”. O infantil 1, vestido a caráter, apresentou a música do Saci Pererê. Já o infantil 2, transformou o momento em uma brincadeira com a música “Fulano roubou pão”. A Cuca foi convidada especial para a interpretação da canção “A Cuca te pega”, do infantil 3, e, por fim, as turmas do Pré 1 e 2 dançaram uma ciranda. 

 

Para a educadora Luísa Nunes, responsável pela turma do infantil 5, o momento foi repleto de conhecimento e diversão. Apesar das dificuldades, as crianças adoraram participar dos ensaios, e, por fim, participar da apresentação.

 

“O folclore é muito rico porque a gente pode ensinar as crianças sobre o passado, sobre a história e, assim, valorizar a nossa identidade nacional. Este é um tema muito propício que você pode trabalhar de forma lúdica, e as crianças adoram porque é parte já do contexto delas. O folclore é intrínseco das casas, ele está nas coisas. Quanto a nós, temos a tarefa de agregar e trocar experiências. Desta forma, o aprendizado ocorre”, contou. 

 

“Eu gostei muito, gostei de dançar com o pré 1”, contou o aluno do pré 2, Antony Gabriel. Quando a professora perguntou o que ele aprendeu sobre o folclore, o pequeno respondeu: “Agora eu esqueci tudo”.

 

Além das apresentações culturais, uma exposição das atividades realizadas durante o mês do folclore foi uma das atrações do dia.