Notícias

Empreendedores de Guarapuava participam do Empretec, o maior curso de empreendedorismo do mundo 

24/10/2022

A capacitação é ofertada de maneira gratuita para cerca de 30 empreendedores por meio do Programa EMPRIME.

 

Com objetivo de capacitar e preparar os empresários locais, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Agência do Empreendedor e o Programa EMPRIME, iniciou nesta segunda-feira (24), o Empretec. Este é o principal curso de formação de empreendedores do mundo, que consiste em um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo ministrado exclusivamente pelo SEBRAE no Brasil. 

 

“É sabido que quanto maior a taxa empreendedora do município mais desenvolvido ele é. A questão de alguns indicadores como PIB (Produto Interno Bruto) e geração de emprego, elas estão diretamente relacionadas à força empreendedora. E pensando nisso, o Programa EMPRIME não poderia ficar fora do Empretec. Queremos que com isso, os empreendedores possam desenvolver comportamento empreendedor, com o objetivo maior que é gerar emprego e renda, e melhorar a qualidade de vida da população”, destacou a coordenadora do programa EMPRIME, Ana Cláudia Klosouski de Andrade.

 

A capacitação que é realizada em 40 Países, em Guarapuava conta com a participação de 30 empreendedores de diversas áreas de atuação. O curso propõe, durante os seis dias de imersão, abordar as 10 características de comportamento empreendedor, com atividades práticas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso.

 

“É uma oportunidade única, que há muito tempo venho procurando e nunca se encaixava, nunca dava certo de fazer o Empretec. Alguns amigos empreendedores, que já fizeram o curso sempre falaram muito bem, que ao terminarem, têm uma visão diferenciada do seu negócio. Então, a minha busca é essa, conseguir interpretar o negócio de uma forma que seja mais dinâmica e que eu consiga vender o meu produto de uma forma que a pessoa consiga entender qual é o meu objetivo”, conta a empresária do ramo da beleza, Jimara de Goes Wilke. 

 

Para Carlos Guedes, facilitador do programa Empretec, o município está sendo pioneiro no Paraná,  com a oferta do curso de maneira gratuita aos empreendedores locais. 

 

“Favorecer a micro e pequena empresa a participar ativamente de um programa como este, que é o melhor programa do mundo, é algo inédito. Este investimento público em patrocinar a participação dos empreendedores de Guarapuava para participar do Empretec, é algo que eu não conheço no Paraná. Conheci iniciativas como essa, por exemplo no Espírito Santo, no Governo do Estado, que fez mais de 100 seminários para alavancar o empreendedorismo no Estado. O resultado disso foi sensacional. Em Guarapuava, eu vejo que essa iniciativa tem essa mesma pegada. Como é que você desenvolve e cria mais empreendedores que compreendam melhor a força do empreendedorismo? Por meio de capacitação”, enfatiza.

 

O Empretec ocorre até o próximo sábado (28), na sede do SEBRAE Guarapuava e conta com a participação de palestrantes de Londrina e Curitiba.