Emoção e aprendizado marcaram a última formatura do ano de 2022 do Programa Potencial Feminino

15/12/2022

Aproximadamente 70 alunos, entre homens e mulheres, concluíram os cursos do programa que tem como objetivo qualificar essas pessoas para o mercado de trabalho.

Na noite desta quarta-feira (14), ocorreu, no teatro municipal Marina Karam Primak, a cerimônia de entrega dos certificados para as formandas e formandos dos cursos do Programa Potencial Feminino.

O programa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). No evento, estiveram presentes a representante do SENAC, Marta Gavanski, e do SENAI, Kassiely Bittencourt.

Foram entregues certificados de conclusão dos cursos de Almoxarife, Assistente Administrativo, Desenvolvimento de Jogos Digitais, Excel básico, Fundamentos de C++, Gerente Comercial, Hambúrguer Artesanal, Panificação básica e Elaboração de Doces.

Durante a cerimônia, os formandos dos cursos que estavam presentes, receberam seus certificados e junto com os convidados, foram agraciados pela apresentação do Coral Municipal sob o comando do maestro Fernando Antônio Pinto.

Para a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, o balanço de 2022 do programa Potencial Feminino foi positivo e ela destaca o diferencial dessa última cerimônia.

“Acredito que nós encerramos muito bem a programação de 2022 do potencial feminino. Essa formatura vem coroar esse ano. Foram quase oitocentos alunos e alunas dentro do potencial feminino em todas as cinco áreas. Hoje, trouxemos ainda um diferencial, que foi aproximá-los ainda mais das oportunidades de trabalho e de empreendedorismo. Então, dentro da própria formatura, eles já têm as dicas de como se comportar em entrevista de emprego, de como fazer um currículo. Eles saem daqui com uma chance a mais e com um compromisso com eles mesmos, que não se encerra no curso”, ressaltou a secretária.

O diferencial, comentado pela secretária Priscila, foram dois convidados trazidos pela Secretaria para auxiliar e encorajar os alunos dessa cerimônia de formatura para o mercado de trabalho.

O representante da Volga Seleção e Treinamento, Fernando Guiné Júnior, fez uma apresentação sobre “preparação para entrevistas” e “criação de currículo”. Fernando, que é da área de recrutamento da Volga, explanou para os formandos dicas e técnicas para que eles possam ter um bom caminho na entrada para o mercado de trabalho. Já a representante da Agência do Empreendedor de Guarapuava, Valesca Borchardt Knopp, trouxe em sua fala a explicação do que é o MEI (Microempreendedor Individual) e de como os formandos podem contar com a Agência do Empreendedor para abrir o seu empreendimento.

Márcia Jonak, que se formou no curso de gerente comercial, comentou que é maravilhoso ter essa alternativa de um curso gratuito disponibilizado para quem quer investir na carreira, mas por algum motivo, não consegue pagar por isso.

“Faz tempo que eu estava sem estudar e (este) era um curso que eu queria muito fazer. Então, para mim, foi muito gratificante conseguir concluir. Aprendi muita coisa que eu tinha dúvida, me encontrei no mercado de trabalho. Foi muito legal e é bom poder contar com a Secretaria para isso”, comentou Márcia.

Clique AQUI para acessar a galeria de fotos do evento: