Notícias

Em uma tarde proveitosa, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social promove reunião para lideranças dos grupos de terceira idade de Guarapuava

03/03/2023

O objetivo da reunião era apresentar o planejamento das ações que serão promovidas durante o ano para os idosos do município. 

 

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) promoveu, na tarde desta sexta-feira (03), uma reunião com representantes dos grupos de terceira idade do município para apresentar o planejamento de retorno das atividades em 2023. Em Guarapuava, existem 14 grupos de idosos independentes e seis organizados pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que se reúnem semanalmente para encontros e atividades de lazer.

 

Na reunião, foram tratados assuntos como os passeios, eventos e projetos que os idosos podem participar. Durante a conversa, eles puderam repassar para a equipe da secretaria todas as suas demandas, principalmente com o que estavam insatisfeitos, para que melhorias pudessem ser aplicadas.

 

Em 2023, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social quer retomar todas as atividades que não puderam ser desenvolvidas durante a pandemia, quando os idosos eram grupo de risco e todas as ações que os envolviam necessitaram ser paralisadas.

 

“É com muita alegria que estamos organizando esse novo ano. Nós estamos com várias novidades para os idosos. Isto fez com que ficassem muito felizes, porque eram expectativas que eles tinham. Vivemos um pós-pandemia, então, no ano passado tivemos algumas atividades e neste ano, queremos proporcionar muito mais, porque o idoso é um público prioritário da Assistência social”, destacou a secretária da Pasta, Elenita Lodi.

 

A SEMADS realiza projetos para aumentar a qualidade de vida da melhor idade de Guarapuava. Com isso, foi instituído que um micro-ônibus estará disponível todas as sextas-feiras a serviço dos grupos para passeios dentro de Guarapuava. O agendamento deve ser feito, pelo menos, quinze dias antes. O grupo informa para onde quer ir e a equipe da SEMADS programa o passeio.

 

Durante a reunião, os representantes dos grupos também foram informados sobre a formação de uma equipe para participar dos Jogos de Integração do Idoso, evento esportivo adaptado para que eles possam praticar mais atividades físicas. Além disso, o objetivo dos jogos, que serão em Matinhos, no litoral paranaense, será o de promover a integração de grupos da melhor idade do Paraná inteiro.

 

“São jogos adaptados para a terceira idade. Há diversas modalidades. Por exemplo, o basquete. Não é um jogo comum, como a gente assiste na TV, será um jogo adaptado para a terceira idade onde não tem riscos e, assim, eles podem praticar o esporte e modalidade do mesmo jeito. Mas também haverá modalidades que eles podem praticar normalmente, como xadrez, peteca e damas”, explicou o professor Pedro Schinemann.

 

Com todas as demandas ouvidas pela equipe da Secretaria e para que todas elas fossem atendidas da melhor forma, na reunião também foi decidida a criação de parte de uma Comissão de Eventos em que os próprios idosos escolheram seus representantes para que a organização de toda e qualquer atividade seja do gosto deles.

 

Leony Camargo representante do grupo Tancredo e Santim Ivanski que representa o grupo São Nicolau, do bairro Boqueirão, foram escolhidos durante a reunião.

 

Para Santim Ivanski, a reunião é de grande importância, porque é com a conversa que todos os assuntos que dizem respeito aos grupos são esclarecidos. Ele ainda comenta que gostou de ser incluído na Comissão de Eventos para poder trazer o melhor para todos os grupos nas festividades que virão pelo ano.

 

“Para nós, foi muito boa a reunião. Foi um prazer estar reunido com todos os grupos aqui. É gratificante porque assim, a informação chega de forma correta. Fomos incluídos nessa comissão para dar mais ideias do que é melhor para a gente. Por isso, o ideal é que tragam para a cidade, coisas que o povo gosta. Porque tem pessoas que gostam de uma coisa e outras não gostam. Então, essa comissão pode entrar em consenso e escolher o melhor para todos”, ressaltou o representante do grupo São Nicolau.

 

Devido ao isolamento durante a pandemia, muitos idosos adoeceram e não voltaram para os grupos. O trabalho da SEMADS neste ano, busca que esses idosos voltem a participar de todas as atividades propostas, garantindo assim, uma melhor qualidade de vida.

 

“Percebemos que os idosos já adoeceram durante a pandemia, nem sempre de COVID, mas por outros fatores. Devido ao isolamento, por causa da perda de pessoas queridas, essa retomada é fundamental. Hoje, nós apresentamos uma equipe que vai estar junto com eles o ano todo, uma equipe que eles já conhecem, que eles já gostam. Apresentamos as atividades, organizamos passeios, dentro de Guarapuava, alguns passeios externos também, tudo com intuito de fortalecer esse vínculo entre os idosos. Com isso, há também o fortalecimento da prevenção de cada um deles, extinguindo assim, fatores que geram risco e vulnerabilidade para a pessoa idosa”, concluiu Elenita.