
Em uma noite repleta de emoções, câmara de vereadores de Guarapuava entrega títulos de “Mulher Cidadã 2023”
31/03/2023
Ao todo, 28 mulheres foram homenageadas na cerimônia que contou com apresentação do Coral Municipal e da Banda Jovem de Guarapuava.
Na noite desta quinta-feira (30), foi realizada, pelo legislativo municipal e pela Procuradoria da Mulher de Guarapuava, no Teatro Municipal Marina Karam Primak, a entrega dos títulos de Mulher Cidadã 2023.
O objetivo da noite foi homenagear mulheres guarapuavanas que estão à frente de projetos e ações no município e que são exemplos de força e perseverança, reconhecendo a atuação de quem contribui para uma cidade mais justa, com iguais oportunidades e equidade de gênero.
“Nós da administração municipal, estamos dando um exemplo não só para a sociedade de Guarapuava, mas para sociedade brasileira. Nós temos uma prefeitura hoje, cinquenta/cinquenta. E, para atuar em nossa equipe, escolhemos mulheres extremamente inteligentes, competentes, trabalhadoras. E eu tenho muito orgulho de ter a honra de ser prefeito e poder chegar a este momento. Me sinto muito honrado de estar aqui homenageando todas essas mulheres”, salientou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Ao todo 28 mulheres foram homenageadas na cerimônia que concedeu o diploma de Mulher Cidadã 2023. Cada vereador convidou duas mulheres que considera exemplo para a sociedade.
“É uma noite especial e eu lembrei que nós começamos este mês inaugurando a pedra fundamental da construção da Casa da Mulher Brasileira. E hoje, dia 30, depois de todo o mês de março, nós estamos encerrando as atividades do Mês da Mulher aqui, no Teatro Municipal. Vinte e oito mulheres foram homenageadas pelo poder legislativo na noite de hoje. Mulheres que estão desempenhando o seu papel na sociedade e representam nossa cidade e constroem a sua história. Guarapuava é uma terra muito abençoada que valoriza a luta das mulheres e nós temos certeza de que vamos construir um ambiente cada dia melhor, de luta e muita vitória para mulheres, crianças, homens e toda nossa gente”, destacou o presidente da Câmara de vereadores, Pedro Moraes.
A Procuradoria da Mulher na câmara municipal, tem o objetivo de contribuir para a eliminação de preconceitos, atitudes e padrões comportamentais que perpetuam a violência contra as mulheres e a desigualdade de gênero, seja ela no âmbito da sociedade ou em órgãos públicos. Para a procuradora da Mulher de Guarapuava, Bruna Spitzner, a cerimônia é uma pequena parte do trabalho que precisa ser realizado em Guarapuava.
“Nós somos reconhecidas enquanto cidadãs na sociedade, temos os nossos direitos e temos os nossos deveres. Para devolver para a sociedade aquilo que a sociedade nos dá. Essa homenagem é justamente para reconhecer aquilo que as mulheres que foram indicadas, fazem todos os dias. Que é se doar, trabalhar, se destacar naquilo que elas se propuseram a fazer. É muito importante para nós, enquanto legisladores, estar próximos da população de Guarapuava e conhecermos a realidade. Realizar esta singela homenagem àquelas que tanto contribuem para com nossa sociedade, é um passo dentro do que queremos para todas”, sublinhou a procuradora.
A iniciativa do poder legislativo municipal, foi instituída pela resolução 02/2002, e é de autoria da então vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas, que se fez presente na cerimônia.
“Eu gostaria de dizer que eu fico muito feliz de ver hoje o poder legislativo retomar o diploma de Mulher Cidadã. Depois de dois anos que esse projeto ficou paralisado, devido à pandemia, esta é a décima oitava edição. O projeto foi proposto no ano de 2002, no meu primeiro mandato como vereadora. Nós víamos muitas entidades fazendo eventos para valorizar o trabalho das mulheres da comunidade. E o poder legislativo não tinha nenhuma proposição nesse sentido. Foi aí que nós escrevemos a outorga do diploma de Mulher Cidadã para valorizar as mulheres que prestam relevantes serviços à nossa comunidade nos mais diversos setores”, explicou a, hoje, diretora-executiva do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Maria José Mandu Ribeiro Ribas.
Para as homenageadas, o convite foi uma surpresa, mas ter o reconhecimento pela sua trajetória, segundo disseram, foi gratificante.
“É muito emocionante. A gente sabe que no dia a dia, é muita correria. Hoje, eu desempenho o papel de mãe, além de empresária. Também trabalho com o Instagram. De certa forma, carrego a missão de ajudar outras mulheres. Por isso, ser reconhecida, com certeza faz toda a diferença. Dá uma força para continuar. Isto mostra que estou no caminho certo. Por isso, vou continuar fazendo aquilo que eu acredito e de alguma forma, é capaz inspirar outras, porque na verdade, todas merecem ser homenageadas”, destacou a empresária e influenciadora digital, Kryssia Kosmos.
“Foi uma emoção tão grande. Eu não esperava. Foi uma coisa linda, porque eu nunca fiz nada para me apresentar (para ter reconhecimento). Eu fiz tudo para Deus. Tudo que eu fiz até hoje, foi para Deus. Estou muito feliz, muito feliz mesmo”, comentou Alia Maria de Sousa Santos, conhecida como Irmã Lia, pastora missionária e vice-presidente da igreja evangélica pentecostal Cristo Vem.
“Foi muito significativo. Eu e mais duas sócias, já estávamos muito animadas com o convite. Ter esse reconhecimento pelo que a gente tem feito é muito bom. Nós temos um bar LGBTQIA+ aqui em Guarapuava e está em constante desenvolvimento. Por isso dar voz a isso, ter espaço e ser reconhecida por isso, tem sido muito maravilhoso. Esta homenagem para todas as mulheres que têm feito algo pela cidade é incrível”, salientou a empresária e sócio fundadora do Vênus Bar, Eduarda Oliveira.
Na cerimônia, estavam presentes vereadores, secretários e secretárias do município e os familiares das homenageadas, que foram agraciados pela apresentação da Banda Jovem de Guarapuava e do Coral Municipal.
Para mais fotos do evento, clique AQUI