Em seu melhor momento, Banda Jovem sediará o Campeonato Paranaense

31/08/2015

Há mais de 37 anos, a Banda Jovem de Guarapuava Maestro Leonel Rossetim vem escrevendo sua história. Nos últimos dois anos, o incentivo fez a diferença e, desde então, a vitória e o reconhecimento fazem parte da rotina e da vida dos jovens integrantes. “Ficamos muito felizes, quando pessoas que assistem a apresentação da banda, elogiam o trabalho. Nossa gestão está dando todo o apoio, seja em estrutura, instrumentos de qualidade e até mesmo em técnica, passada por um maestro experiente e dedicado. Vocês nos dão orgulho, pois honram e abrilhantam o nome de Guarapuava Brasil a fora”, parabeniza o prefeito Cesar Silvestri Filho.

A banda participa de eventos e competições regionais, estaduais e nacionais. Este mês, mais um troféu para a coleção. A banda conquistou o 1° lugar na categoria Banda de Concerto Juvenil e a maior nota das bandas do 25° Cinfaban (Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas), realizado em Porto União (SC). Já em 2013, pela primeira vez, os jovens trouxeram para a cidade o título de 1º lugar no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras e, no ano passado, conquistando o Campeonato Paranaense. “Incentivamos todos os jovens que participam da banda, mostrando a eles que educação, cultura e arte andam juntas. A Banda Jovem Municipal é um exemplo para muitos outros jovens na cidade”, diz a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

Segundo o maestro Rodrigo Santos, o incentivo da Prefeitura de Guarapuava é essencial. “Quando assumi o posto de maestro da banda há três anos, achei que não ia conseguir ensaiar e levar a banda para competir com o que tínhamos. Conversamos com o prefeito e ele abraçou a causa. Hoje temos um lugar para ensaiar e os alunos ganham vale transporte para vir aos ensaios, isso ajuda a incentivá-los. As conquistas recentes em competições só vieram porque todos os instrumentos que a banda tem hoje são novos e de primeira linha, o que proporciona mais qualidade ao som. Uniformes novos e de gala também dão melhor aparência aos músicos. Só temos a agradecer por todo esse apoio”, explica Rodrigo. Quem percebe toda essa diferença é Geferson Sebastião Pereira, 43 anos, que há 25 integra a banda. “Por alguns momentos durante esses anos, achei que a banda ia terminar, pois estávamos sem sede e sem instrumentos que pudessem ter um bom desempenho musical. Hoje confesso que este é o melhor momento que a banda está vivendo, pois temos ótimos instrumentos, além de um maestro que nos motiva a cada ensaio. Tudo está perfeito e pensar em sair da banda, nunca mais”, conta o trompetista.

Entre os dias 26 e 27 de setembro, Guarapuava sediará, pela primeira vez, a 24ª edição do Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras. A competição reunirá cerca de quatro mil músicos paranaenses, movimentando o cenário musical da cidade e contribuindo para o destaque dos talentos municipais. “Vamos em busca de mais um título para a cidade. Ensaiamos toda semana o repertório e estamos muito confiantes”, acrescenta o maestro.