
Em Guarapuava, pessoas idosas encontram em grupos semanais um local para praticar atividades físicas e de integração
30/06/2023
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) apoia os grupos oferecendo oficinas de esporte, e dando o suporte para que eles atuem de forma independente.
Os Grupos da Melhor Idade funcionam em diversos bairros de Guarapuava e representam uma forma de aproximadamente 600 pessoas idosas praticarem exercícios físicos e outras atividades de cunho integrativo. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) apoia os grupos oferecendo oficinas de esporte, e dando o suporte para que eles atuem de forma independente. Há ainda, encontros nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Edenir Maria de Oliveira, 63 anos, começou a participar de alguns encontros na paróquia Dom Bosco há três meses. Seu quadro de depressão e bipolaridade faz com que ela não esteja disposta a comparecer todas as semanas, mas o grupo é de grande ajuda para sua saúde. “Quando eu estou bem, eu venho. Ajuda na saúde mental, porque a gente faz essa educação física com o professor. Jogamos binguinho, lanchamos, nos distraímos e damos muita risada. Isso faz muito bem”, destacou.
Neusa da Silva, 73 anos, começou a frequentar o grupo no começo deste ano. Segundo ela, fazer parte das atividades é um grande auxílio no seu dia a dia. “Me ajuda bastante, porque eu sou muito sozinha. Então, eu saio para conversar com as amigas, faço atividades”, explicou.
Cada grupo possui um coordenador para a organização dos encontros e das atividades. Terezinha Batista, 70 anos, frequenta as reuniões na paróquia Dom Bosco há quatro anos, e assumiu o posto de coordenadora há dois anos. Ela reconhece a importância desses momentos para as pessoas idosas. “Eu acho bem interessante a participação e interação. Acredito que ajuda na saúde das pessoas. É muito bom”, ressaltou.
CONFIRA OS LOCAIS E HORÁRIOS DOS ENCONTROS:
SEGUNDA-FEIRA
- Praça da Ucrânia – 8h30 às 9h30
- Paróquia São Gaspar Bertoni – 14h às 16h
- Igreja Ucraniana São Nicolau, Boqueirão – 14h às 16h
TERÇA-FEIRA
- Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida – 14h às 16h
- Igreja Assembleia de Deus, Colônia Vitória/Entre Rios – 13h30 às 6h30
- CRAS III, Jardim das Américas – 8h30 às 10h30
- Extensão CRAS II, 2000 – 14h às 16h
QUARTA-FEIRA
- CRAS Volante Guará – 8h30 às 10h30
- UBS Bonsucesso – 08h30 às 10h30
QUINTA-FEIRA
- Casa da Leitura, Palmirinha – 13h30 às 16h
- CRAS I, Xarquinho – 13h30 às 16h
- CRAS II, Morro Alto – 13h30 às 16h
- CRAS IV, Boqueirão – 8h30 às 10h30
SEXTA-FEIRA
- Igreja Presbiteriana Santana – 8h30 às 10h30
- Paróquia Dom Bosco – 14h às 16h
Clique AQUI para acessar a galeria de fotos: