EM GUARAPUAVA, II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL DEBATEU SOBRE OS DIREITOS DOS AFRODESCENDENTES

19/10/2017

Durante essa quinta-feira (19), foi realizada em Guarapuava a II Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial. O evento, promovido pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social reuniu Poder Público e entidades ligadas a luta da igualdade racial no município e região. O evento que aconteceu no Salão Nobre da Faculdade Campo Real debateu sobre o tema: “O Brasil na década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”.

“Essa conferência veio para ser um apoio e uma articulação na busca desses direitos das pessoas negras que vivem em nossa cidade e região. Discutir igualdade racial deve ser pauta diária, pois o racismo ainda está muito presente na sociedade. Nos reunimos com as instituições interessadas justamente para estabelecer diretrizes que vão de encontro com o enfrentamento dessa discriminação racial. Foi uma grande oportunidade de absorver ideias que nos ajudarão na promoção de igualdade racial em Guarapuava”, ressaltou a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran.

O evento teve debates, plenária dos eixos e eleição dos delegados que representarão Guarapuava na Conferência Estadual. Além disso, houve uma palestra com a integrante da Rede de Mulheres Negras do PR e representante do Coletivo de Mulheres Negras na ONU, Isabela da Cruz e uma apresentação cultural do Coletivo Artístico Paiol das Artes. “Em Guarapuava, temos muitos movimentos que lutam pela igualdade racial e isso nos deixa felizes e esperançosos. Cerca de 28% da população guarapuavana é negra, então sem dúvidas devemos nos organizar para debater esse assunto. Nos mobilizamos para realizar  a conferência com o intuito de disseminar quais são os direitos dos negros e afirmar que a nossa luta é constante e que não vai parar nunca”, afirmou a representando da Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná (FECOQUI), Ana Maria Santos da Cruz.

Para o Secretário de Assistência Social, Ari Marcos Bona, a política de promoção da igualdade racial é muito importante. “Nós autoridades temos um grande papel nessa luta. Nos últimos anos, a Prefeitura de Guarapuava como um todo apoiou as mais diversas causas na cidade e a igualdade racial é uma delas. Não medimos esforços para realizar essa e outras conferências de relevância social, justamente porque sabíamos da importância delas para a população. Saímos do evento hoje, com uma esperança, uma positividade sobre o causa, que se trabalhada de forma correta, como vem acontecendo, surtirá ainda mais resultados positivos em nosso município”, finalizou Ari Bona.

Também participaram do evento a presidente do Instituto Negro de Guarapuava – IBEJI (CÇAS GEMEAS), Manoel de Farias; O representante do Coletivo LGBTT Bajubá, Djankaw Matheus; A representante da Câmara Municipal de Vereadores, Vereadora Terezinha dos Santos e demais representantes das secretarias municipais, universidades, movimentos, instituições governamentais e não-governamentais, empresas e sociedade civil organizada.