Em Guarapuava, 15 agências e postos de atendimentos bancários estão irregulares

25/02/2016

Entre os dias 01 e 19 deste mês, o Procon (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) de Guarapuava fiscalizou 21 agências e postos de atendimentos bancários da cidade. O objetivo da ação foi verificar se as instituições adotaram as medidas previstas na Lei Municipal nº. 2376/2014, que assegura uma melhor estrutura física das agências nos termos da legislação municipal.

De acordo com o coordenador do Procon de Guarapuava, Irineu Rodrigues Junior, das 21 instituições fiscalizadas, 15 estão irregulares. Entre as irregularidades encontradas pelos fiscais estão o número insuficiente de cadeiras para espera, a falta de acessibilidade para os consumidores preferenciais, a falta de sanitários disponíveis ao público e a sinalização em outros que possuíam sanitários. O comprovante de entrada com horário no ticket oferecido, também se encontrava irregular, pois era manual sequencial, não oferecendo possibilidade dos usuários comprovar o tempo de atendimento.

“Em 2015, as agências já haviam sido fiscalizadas, ocasião em que foi aberto prazo para adequação, o qual não foi cumprido. Agora a coordenadoria está autuando essas instituições onde será instaurado um Processo Administrativo individual para cada uma, do qual cada empresa deverá apresentar sua defesa no prazo legal de dez dias. Após esse prazo será feita uma análise pela Divisão Jurídica do Procon podendo, na sequência, acarretar em multa administrativa deferida pela coordenação”, esclarece Irineu.