Notícias

Em dois dias, Guarapuava aplica mais de 11 mil vacinas contra a gripe

26/03/2020

A população guarapuavana aderiu a vacinação contra a gripe e hoje (26) reforçou os números históricos de imunização, com a aplicação de 11.500 doses em dois dias de campanha. Parque do Lago, estacionamento do Cisgap e 18 UBS (Unidades Básicas de Saúde) aplicaram nesta quinta-feira, todas as 4.500 doses repassadas pelo Ministério da Saúde. Na segunda (23), 7 mil vacinas foram aplicadas. Em ambos os dias, a aplicação foi resultado da parceria entre a Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Saúde, com a Unicentro, Futura e exército.

 

“Estamos felizes com nossos números atuais e tranquilos pois sabemos que doses suficientes para imunizar todo o público de idosos e profissionais da saúde estão garantidas pelo Ministério da Saúde. Conforme as vacinas chegam em Guarapuava, faremos novas ações, incluindo a imunização domiciliar aos idosos acamados. Seguimos pedindo o bom senso, calma e colaboração dos guarapuavanos para que possamos passar por esse período juntos”, reforçou o secretário de Saúde, Celso Goes. As datas para novas ações serão divulgadas em breve.

 

(Foto: Secretaria de Saúde)

 

Nos espaços abertos, a aplicação das vacinas ocorreu de forma volante, ou seja, com idosos e profissionais da saúde sendo imunizados dentro dos veículos. Já nas UBS, a imunização ocorreu com distribuição de senhas.  “Nesta primeira etapa, temos ainda quase 8 mil imunizações, entre idosos e profissionais da saúde, para aplicarmos até 15 de abril. Faremos de forma organizada, sem desrespeito as normativas de prevenção. Agora, pedimos que as pessoas que saíram de suas casas hoje para vacinação sigam respeitando nossas orientações de isolamento social e de higienização”, finalizou o secretário de saúde.

 

(Foto: Setran)

 

Para manter as normativas de prevenção ao Covid-19 em meio a vacinação, agentes do Estar e agentes de trânsito acompanharam as filas de pessoas e de veículos, orientando, organizando e fiscalizando o cumprimento das medidas de proteção do coronavírus. “Neste momento, trabalhamos de forma diferente na rua, atuando para garantir segurança e o cumprimento das ações decretadas pela administração municipal para seguirmos firmes no enfrentamento dessa doença”, explicou o secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst.

 

ETAPAS DA CAMPANHA

 

A campanha de vacinação contra a gripe segue até 22 de maio, dividida em etapas, conforme o público alvo:

 

A partir de 23 de março: idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde

 

A partir de 16 de abril: doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento

 

A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto (até 45 dias), população indígena, portadores de condições especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade