Notícias

Em Curitiba, secretária municipal conquista investimento para as políticas públicas para as mulheres

05/07/2018

A secretária Priscila Schran, participou de uma reunião com o secretário de Estado de Segurança Pública, Júlio Réus, em Curitiba para apresentar demandas da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava. Na reunião, foram apresentados alguns dados importantes da secretaria e ainda algumas solicitações.

Entre os pedidos está a contratação de cinco novos médicos legistas para o IML (Instituto Médico Legal) de Guarapuava. Segundo a secretária, o trabalho do IML é primordial para o enfrentamento da violência contra mulher. “Eles são responsáveis por gerar a comprovação de suspeita de violência sexual ou física, fazendo a averiguação e apontando as provas. A questão da violência sexual ainda é muito grave, e muitas vezes, justamente pela falta de provas não é possível fazer nada. Por isso precisamos que essa demanda seja atendida o quanto antes”, explicou a secretária.

A resposta do secretário Julio Reus foi imediata, e já nesta semana serão nomeados dois médicos legistas para a cidade, e em breve outros três. Outra solicitação feita pela secretária foi a liberação para contratação de novos estagiários de direito para a delegacia da mulher e IML, além de novos escrivães também para a delegacia da mulher.

A secretária apresentou ainda os dados que apontam a redução do feminicídio em Guarapuava. De acordo com o mapa da violência, que mostra os dados de violência e mortes por questões de gênero, entre 2009 e 2013, foram registradas, na delegacia de Guarapuava, 42 mortes violentas de mulheres, enquanto que de 2014 até o momento foram 20 mortes, uma redução de 54% de feminicídio. “Estamos cada vez mais aperfeiçoamento a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, essa redução é uma grande conquista, mas ainda há muito trabalho a se fazer. Agora, nosso foco está voltado para o enfrentamento da violência sexual, com os novos médicos legistas nosso trabalho vai ganhar mais uma força”, finalizou a secretária.

Também estavam presentes o diretor do IML, Paulino Pastre, a coordenadora do CODEM (Coordenadoria das Delegacias da Mulher do Paraná), Marcia Rejane Vieira Marcondes, a advogada do CRAM de Guarapuava, Kelen Bruger, e representando o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Silvana Soares Silva.

Postado em: 05/07/2018