Em clima de olimpíadas, prefeito visita obras esportivas em Guarapuava

24/07/2021

Aproveitando o clima esportivo estimulado pelos jogos olímpicos, neste sábado (24), o prefeito Celso Góes vistoriou obras e melhorias que estão sendo realizadas em espaços públicos esportivos da cidade.

O esporte sempre foi protagonista na minha vida pessoal e pública. Agora, como prefeito, pretendo fazer intervenções importantes para fortalecer o esporte na cidade. Guarapuava tem muito potencial esportivo e ter edificações e espaços adequados pra essa prática é fundamental. Após a pandemia nosso objetivo é incentivar a ocupação dos espaços urbanos e esportivos, por isso estamos com obras e melhorias por todos os bairros e distritos”, ressaltou o prefeito.

Acompanhado do vice-prefeito e secretário de obras, Samuel Ribas, do presidente da Surg, Halmuth Brandtner e dos secretários Paulo Dirceu (Planejamento e Urbanismo), Milton Roseira (Esportes e Recreação) e Daniel Frahm (Executivo), o prefeito visitou as obras, conversou com moradores e reforçou seu compromisso com o esporte para os guarapuavanos.

Uma das obras vistoriadas foi a reforma da pista de skate do Parque do Lago. A antiga foi demolida, para dar lugar ao Skate Park, uma estrutura padrão, projetada e executada por empresas especializadas na construção de pistas de skate. A nova pista terá diversos obstáculos como corrimãos, escadarias, palcos e rampas de transição. Outro destaque da reforma é a implantação de um pista do tipo bowl. Há de se ressaltar que todo o espaço atende às especificações da Confederação Brasileira de Skate podendo inclusive receber competições de nível nacional.

Do skate para o futebol, o prefeito visitou ainda três locais que estão recebendo a arena Meu Campinho e a Academia da Terceira Idade (ATI). No bairro Jordão, a unidade segue com obras em andamento e contará com estrutura completa com campo de grama sintética, traves com redes, alambrado, rede de cobertura, iluminação com dois superpostes e mais oito refletores direcionados ao campo, além de paisagismo com plantação de grama, calçada em todo o entorno e escadaria de acesso.

Para evitar problemas de poças e alagamentos no campo, todas as unidades do Meu Campinho possuem sistema de drenagem. “O sistema de drenagem fica abaixo do gramado. Acima dele, fica uma camada de brita, coberta por uma camada de terra, elas ajudam a escoar a água”, explicou o engenheiro e presidente da Surg, Halmuth Brandtner. Assim que as obras do campo finalizarem, também será implantada a estrutura da ATI no local.

No colibri, a unidade já está em processo de finalização, faltando somente alguns
ajustes no gramado e instalação dos equipamentos da academia.

Durante a visita no Meu Campinho do Xarquinho, o prefeito conversou com os moradores da região sobre a importância do cuidado com o local. “Esse espaço é feito para quem mora aqui na região poder aproveitar e ter acesso a uma estrutura de qualidade. Precisamos da ajuda de vocês para que cuidem do espaço e denunciem qualquer prática de vandalismo.”

Os moradores do xarquinho solicitaram ao prefeito algumas intervenções como a instalação de bancos, de uma ATI – que já está prevista – e também de um bloqueio para que carros não adentrem terreno que fica ao lado do espaço. Ainda na visita, o prefeito sinalizou que as solicitações serão atendidas.

A comitiva também esteve no mirante do jordão, um espaço amplo e muito bonito, que já conta com uma ATI e está recebendo a implantação de um playground para recreação infantil. “Esse tipo de estrutura esportiva é fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças, pois une diversão com aprendizado”, destacou o secretário de esportes e recreação, Milton Roseira.

No Centro de Iniciação ao Esporte, no antigo campo do pavão, a base para os equipamentos da ATI também já está quase pronta. Em breve, os moradores da região poderão usufruir desses equipamentos para prática esportiva.

A tarde de visitas terminou no Ginásio Joaquim Prestes, com o jogo do Clube Atlético Deportivo – CAD Fusal, o time está disputando o campeonato paranaense chave prata e jogou em casa contra o AAEMA de Mariópolis vencendo pelo placar 4×2.