Notícias

Em celebração aos 203 anos de Guarapuava, Coral dos Anjos emociona público em sua 15ª edição

09/12/2022

Em êxtase, milhares de pessoas simplesmente se entregaram ao momento para sentir cada nota, cada palavra de um canto que se propagou pelos ares, elevando-se aos céus e atingindo diretamente os corações.

 

A magia do instante toma conta de todos e a canção simplesmente se faz no entorno do Lago repleto de encantos e belezas surreais. Quase três mil vozes de anjos entoando cânticos em saudação à cidade que também é plateia, faz com que o tempo transcenda e haja um voo supersônico, de volta ao início de tudo, há 203 anos… 

 

Uma avalanche de poesia inundou Guarapuava na noite desta sexta-feira, 9 de dezembro, aniversário do município, e em preparação para o Natal e Ano Novo, sinalizando que os novos tempos serão de bênçãos e prosperidade.

 

Em êxtase, milhares de pessoas simplesmente se entregaram ao momento para sentir cada nota, cada palavra de um canto que se propagou pelos ares, elevando-se aos céus e atingindo diretamente os corações.

 

Com a narração inconfundível do jornalista, apresentador e locutor brasileiro, Cid Moreira, o maior coral a céu aberto do Brasil fez valer a longa espera de dois anos, quando foram interrompidas as apresentações, por causa da pandemia do Coronavírus.

 

Em clima de emoção, o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, falou da importância da retomada do espetáculo como reafirmação da identidade da cidade.

 

Esse espetáculo é um presentão para Guarapuava. Que orgulho, que felicidade, que privilégio viver tudo isso. Depois de dois anos sem o Coral dos Anjos, devido à pandemia. Voltamos com tudo. Foi uma noite inesquecível, que nos enche de energia para o ano que virá”, comemorou o prefeito.

 

A secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila, contou que todos os esforços para a realização do espetáculo valeram a pena. “Em nome da Secretaria de Turismo e Eventos, eu agradeço a todos os que participaram desta festa hoje. Muito obrigada às equipes do nosso município, aos voluntários que se dedicaram para que tudo isso corresse da melhor forma possível. Depois desses dois anos de interrupção, a volta do Coral dos Anjos exigiu da organização muito trabalho e comprometimento, pois foi preciso começar do zero. Mas o importante é que conseguimos superar as dificuldades e os resultados estão aqui, em forma de alegria para todos da nossa cidade”, vibrou a secretária.

 

Para Rita Felchak, secretária municipal de Cultura, o retorno da apresentação do Coral dos Anjos marca um novo tempo na história de Guarapuava. Ela ressalta que o período de espera, que durou dois anos, serviu também como um momento de reflexão e de planejamento para a nova fase dos eventos culturais, em Guarapuava.

 

“A Secretaria da Cultura de Guarapuava é a mais jovem das Secretarias, pois antes, estávamos atrelados à Secretaria de Educação e esta divisão funcionava como um departamento. Por meio do esforço do prefeito Celso Góes, o que era apenas um sonho, se tornou realidade. E hoje, depois da realização do Coral dos Anjos, este magnífico espetáculo, eu me considero muito feliz e completa. Em nome da minha equipe e de todos os voluntários, eu agradeço esta oportunidade e a responsabilidade de fazer parte deste retorno. Tudo saiu perfeito e o sentimento de realização de cada um que participou, que ajudou na organização do Coral dos Anjos, é visível. Só tenho a agradecer”, avaliou Rita.

 

O envolvimento de todas as escolas municipais de Guarapuava na preparação para o espetáculo Coral dos Anjos foi fantástico e emocionante, conforme destaca o secretário de Educação, Pablo Almeida. Ele pontua que houve verdadeira entrega e dedicação por parte dos professores, pedagogos, funcionários e alunos, para a realização do momento de beleza ímpar e qualidade artística incontestável. O secretário observa também, que a cada ano, o Coral dos Anjos tem ganhado mais visibilidade e isto impacta em muitas responsabilidades e requer muito mais comprometimento por parte de toda a equipe da Secretaria.

 

“O Coral dos Anjos é um momento muito especial na vida dos alunos da rede municipal de ensino, pois reflete a verdadeira essência do nascimento de Cristo, reavivando os sentimentos de generosidade, amor, esperança e fraternidade. Por meio desse lindo espetáculo, a administração municipal tem ainda a possibilidade de demonstrar sua gratidão à população guarapuavana, por todos os projetos que ela permitiu ao município realizar nas mais diversas áreas”, considera Pablo.

 

O secretário grifou ainda, que se sente grato pela confiança nele depositada pelo prefeito e que, com a dedicação de cada servidor de sua pasta, os resultados positivos estão aparecendo nos mais diferentes âmbitos.

 

“Por causa dessa confiança que nos foi depositada, vemos muitos ganhos na gestão do prefeito Celso Góes em todas as áreas, mas principalmente na Educação. Com este suporte, pudemos, por exemplo, revitalizar mais de cinquenta escolas e CMEI’s, adquirir brinquedos, materiais esportivos e pedagógicos de grande qualidade, além de tablets, novos laboratórios de informática em todas as unidades escolares, sistema de ensino e gestão digital, bem como a aprendizagem de matemática e português por meio de gamificação. Conseguimos ainda, diversificar e melhorar a qualidade da merenda escolar. Além disso, garantimos uma verdadeira valorização do servidor público, com o pagamento dos avanços de carreira, recomposição salarial e diversos projetos de formação, saúde e bem-estar. Então, é com esse sentimento de gratidão e esperança, que celebramos hoje o aniversário de 203 anos de Guarapuava, com esta belíssima apresentação do Coral dos Anjos”, conclui Pablo.

 

DEPOIMENTOS

 

Em entrevista, pessoas relataram a experiência única que foi participar do espetáculo Coral dos Anjos. A queima de fogos e o show de drones que deixaram o céu da cidade colorido, representou um momento único de magia, beleza e transcendência.

 

“Eu sou muito apaixonada por tudo que tem a ver com o Natal, por se tratar de uma data que mexe muito com as nossas emoções. E essa apresentação eu não poderia perder. Já havia assistido na internet algumas apresentações anteriores e fiquei muito curiosa para acompanhar. Confesso que fiquei surpreendida. Eu não sou desta cidade, moro em Corrientes, na Argentina. Vim para cá para visitar as minhas filhas, mas fiz questão de vir justamente nessas datas para poder prestigiar essa festa tão grandiosa e bonita”, descreveu Dalva Guimarães Dal Piva.

 

José Antunes de Lima também se disse feliz em poder participar do evento que considera magnífico. “Vim a convite de uma neta, mas não conhecia o evento, pois faz um pouco mais de um ano que eu moro em Guarapuava. Estou muito emocionado com o Coral dos Anjos. Tudo muito lindo e bem-organizado. A coordenação está de parabéns”, elogiou o espectador. 

 

Diego Gabriel Santos, de 10 anos, estudante da Escola Municipal Luiza Pawlina do Amaral, falou da alegria em participar do Coral dos Anjos. Para o menino, as emoções começaram ainda nos ensaios. “Eu estou muito feliz em participar do Coral, pois foram muitos dias de preparo. Os ensaios eram animados e me deixavam feliz com as danças também. É tudo muito lindo, principalmente esse show de drones. Se eu puder, quero participar mais vezes e trazer toda a minha família”, sentenciou o garoto feliz.

 

Victor Gabriel Costa da Cruz, também de 10 anos e aluno da Escola Municipal Professor Pedro Itararé, também considerou magnífico o espetáculo. Ele destacou que a cada ensaio se sentia muito mais entusiasmado e ansioso para que o grande dia da apresentação chegasse. “Toda apresentação foi muito bonita. Poder participar com meus colegas me deixa muito feliz. Toda a minha família veio assistir e isso me deixou muito entusiasmado”, descreveu.

 

Durante o evento, uma das histórias mais emocionantes foi a de Cássio, de 10 anos, estudante da Escola Caroline G. Franco, do Bairro Vila Carli. O menino, de sorriso fácil e de alegria intensa, é portador de paralisia cerebral e microcefalia. Estudante do terceiro ano do ensino fundamental, ele se sentiu muito feliz quando soube que participaria do Coral dos Anjos, conforme contou a professora acompanhante do garoto, Elaine Cristina Gaspar de Abreu. “Esta é a realização de um sonho, tanto para mim, quanto para ele. Sou a professora acompanhante do Cássio na sala de aula. Desde o dia em que ele soube que viria para o Coral dos Anjos, ele se sentiu muito feliz e ansioso. Quando chegou aqui, ele ficou ainda muito mais encantado e disse que ‘está tudo muito lindo’”, vibrou a professora.

 

Confira todas as fotos do Coral dos Anjos 2022 aqui.