Em caminhada ao Morro dos Freis, guarapuavanos aproveitam a noite da super lua
01/02/2018
Vista privilegiada da super lua, lua de sangue e lua azul. A Caminhada do Morro dos Freis proporcionou a observação dos fenômenos lunares, na última quarta-feira (31), além do contato com a natureza. O evento, organizado por um grupo de aventureiros como parte da programação municipal do EcoVerão, teve 80 participantes. “O guarapuavano deve conhecer as maravilhas que a cidade lhe proporciona. Muitas vezes, viajam para outros lugares, em busca de algo que a própria cidade oferece. Guarapuava é dotada de paisagens e lugares lindos, ainda mais para a prática de esportes em meio à natureza”, afirma o diretor de Turismo, Marcio de Sequeira.
Com saída às 19h30, do Ginásio de Esportes Joaquim Prestes, os participantes seguiram em caminhada acompanhados de um belo pôr do sol. Com um percurso de 4 km, o objetivo era chegar ao Eremitério Monte Alverne, popularmente conhecido como o Morro dos Freis Morro dos Freis, no Vale do Jordão. O eremitério foi construído há 10 anos em Guarapuava, idealizado pelo frei Ricardo Gomes da Silva, da Congregação dos Frades Menores Missionário. A construção seguiu o modelo do Eremitério Franciscano Santuário Della Verna, na Itália. O percurso teve o apoio do 16º BPM e da Políca Ambiental.
A caminhada apresenta certa dificuldade, o que para os participantes não foi impedimento para vivenciar um momento de lazer e contemplação da natureza. Dirlene Bonfim, 42 anos, o marido Joel Sidor, 47, e a filha Myllene Bonfim Sidor, 12, ficaram encantados com a Caminhada Noturna do Morro dos Freis. “Embora um pouco cansativa, a trilha é linda e tem uma paisagem exuberante, que faz todo o esforço valer a pena, sem contar, é claro, a vista privilegiada da cidade e do céu”, conta a empresária.