Notícias

Em breve, guarapuavanos poderão realizar a inscrição para o Condomínio do Idoso

05/07/2022

Dentro de alguns meses, idosos moradores de Guarapuava, terão uma ótima oportunidade na área da habitação. A Cohapar e a construtora Implantec, de São Bento do Sul (RS), firmaram parceria para a construção de 40 moradias por meio do “Programa Viver Mais Paraná”, conhecido também por “Condomínio do Idoso”. 

 

O projeto, que está em fase de assinatura de contrato, receberá o terreno da prefeitura. Uma área de 20.000 m² será doada para a execução das obras. A emissão da ordem de serviço está prevista ainda para este ano, no início do mês de novembro. O empreendimento será construído na região do bairro Boqueirão e receberá um investimento de R$ 5.373.202,79. 

 

“Este é um projeto inovador do Governo do Estado que vai contemplar as pessoas que têm poucas oportunidades devido a idade que dificulta muito um financiamento. Ademais, é um projeto excelente que conta com toda a infraestrutura e segurança que cada idoso necessita. E, tudo isso, com uma prestação muito acessível”, salienta o secretário de Habitação, Fernando Damiani.

 

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, reforça que a preocupação com a terceira idade vai muito além de oferecer aos idosos um lugar para morar apenas. Ele ressalta que é necessário prestar toda assistência possível e promover o acompanhamento que resulte no bem-estar dos moradores. “O condomínio do idoso não será apenas um ponto de moradia para essas pessoas. Lá, todos terão a dignidade de que tanto precisam e merecem. Oferecer infraestrutura de qualidade, com acompanhamento na saúde e bem-estar dessas pessoas, é um compromisso que temos”, conta o prefeito. 

 

Os idosos contemplados irão pagar mensalmente 15% de um salário mínimo para residir no imóvel. Podem participar do processo de seleção, pessoas sozinhas ou casais com idade acima de 60 anos, com renda mensal de até seis salários mínimos. Os interessados em fazer parte do projeto, devem se inscrever na Secretaria de Habitação ou na Cohapar do município. 

 

A prefeitura ficará responsável pelas manutenções do condomínio e por fazer o acompanhamento médico com os residentes, além de promover atividades físicas e recreativas. Vale ressaltar que, após o falecimento do casal, a moradia passa para outro idoso ou casal previamente inscrito.