Em Aracaju, Prefeito Celso Góes participa de reunião da Frente Nacional dos Prefeitos e toma posse como conselheiro do Consórcio Conectar

25/11/2021

Nesta quinta-feira (25) teve início a da 81ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), em Aracaju/SE. A primeira atividade foi a posse do Conselho de Prefeitos do Conectar, que é o maior consórcio público de saúde do país, reunindo mais de 2 mil cidades e representando uma população de cerca de 150 milhões de brasileiros. O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, foi empossado como um dos representantes dos prefeitos da Região Sul.

De acordo com o Celso, o objetivo é aproveitar a troca de experiências para implementar melhores ações de saúde, especialmente agora que a cidade passa por um processo de renovação da área de saúde com um novo Hospital do Câncer, a nova gestão do Hospital Regional e, principalmente, com o Consórcio de Saúde Regional que administrará o Centro de Especialidades e o SAMU Regional.

“O Conectar vai nos auxiliar trazendo mais referências de gestão de saúde e facilitar, principalmente, a aquisição de insumos, desde medicamentos a insumos farmacêuticos inéditos, com um preço mais acessível para as prefeituras integrantes. Isso é muito importante nesse momento em que vivemos a expectativa do pós pandemia”, destacou.

Prefeito Celso Góes participa da 81ª Reunião Geral da FNP em Aracajú/Sergipe.

O Conectar irá operar como um hub para viabilizar a contratação de novas tecnologias e novas modelagens para as compras públicas. Já estão em andamento tratativas para execução de projeto piloto com o Hospital Albert Einstein com foco na telemedicina e nos modelos de atendimento remoto.

Durante a cerimônia, no período da manhã, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, lembrou que o Conectar foi instituído para dar melhores condições para atuação de governantes e gestores municipais no enfrentamento à COVID-19 e, com o avanço da imunização, novos debates devem ser propostos. “Focamos agora na compra compartilhada de insumos e medicamentos, que é um caminho para a economia nos municípios. Nossa meta é adquirir produtos com preços mais acessíveis, dando mais ganho de escala”, destacou.

A 81ª Reunião Geral da FNP marca o retorno presencial das atividades da entidade após ter sido decretada a pandemia do novo coronavírus e tem como foco discutir as pautas prioritárias dos municípios brasileiros.  As pautas das médias e grandes cidades apresentadas pelos prefeitos vão construir as diretrizes do debate com presidenciáveis em 2022.

AGENDA

A Reunião Geral da FNP, no período da tarde, seguiu com agenda cheia, incluindo as pautas prioritárias dos Fóruns e Redes de Secretários Municipais, agenda política estratégica das médias e grandes cidades no Congresso Nacional, Consultoria do Banco do Brasil para municípios, entre outras atividades.

Amanhã (26), os prefeitos devem discutir, além de pautas administrativas, as alternativas para o financiamento do Transporte Público e as perspectivas da saúde pública para o pós-pandemia, bem como, estabelecerem diretrizes para o encontro dos prefeitos com os presidenciáveis na 82ª Reunião Gergal da FNP (1º Semestre 2022).

Para acessar a programação completa, clique  aqui.

CONSÓRCIO

O Conectar é uma iniciativa da FNP que surgiu de um antigo pleito de governantes municipais de prefeitas e prefeitos de todo Brasil: viabilizar melhores condições para atuação de governantes e gestores municipais no enfrentamento da COVID-19.

A institucionalização do consórcio foi efetivada a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em fevereiro de 2021, autorizando a aquisição de imunizantes contra COVID-19 por estados e municípios. No mesmo mês, o Congresso Nacional promulgou a Lei 14.124, dando aval para a mobilização nacional de municípios por uma representação suprapartidária, capaz de congregar cidades de diferentes portes populacionais em todas as regiões do país.

No mês de março de 2021, mais de dois mil municípios manifestaram interesse em aderir ao Consórcio Conectar, aprovando leis autorizativas nas suas respectivas câmaras municipais. O estatuto foi aprovado no dia 22 de março de 2021, com a votação eletrônica de 589 municípios elegendo a chapa única Conectados pelo Brasil. Saiba mais.