Em andamento, obras da Avenida Beira Rio chegam na fase de instalação de manilhas para escoamento de águas pluviais

26/01/2023

De acordo com o prefeito Celso Góes, a obra é uma das mais importantes do município, porque, além de beneficiar a população do entorno, oferece ainda, segurança e respeito para quem está de passagem pela cidade.

Uma das obras de maior importância para Guarapuava, a Avenida Beira Rio, será uma das vias necessárias para a integração da PR 466 e a BR 277, contornando o Rio Xarquinho que atravessa o Bairro Industrial, na região Norte do perímetro urbano do município.

A etapa considerada a mais difícil de ser executada na construção da Avenida, já foi concluída, que era a drenagem do solo e a instalação de galerias que dão sustentação à base do projeto.

De acordo com o prefeito Celso Góes, a obra é uma das mais importantes do município, porque, além de beneficiar a população do entorno com a revitalização de toda a região, oferece ainda, segurança para quem está de passagem pela cidade.

A Avenida Beira Rio não será apenas mais uma das tantas obras executadas em nossa cidade, mas sim, um trabalho de grande porte em se tratando de infraestrutura urbana no município. Além de garantir melhoria na circulação da população do entorno, principalmente, no Bairro Xarquinho e região do (Bairro) Industrial, daremos mais segurança às pessoas que atravessam as rodovias diariamente. Este é um trabalho de integração entre a PR 466 e a BR 277. Isto reforça nosso compromisso para com a população que precisa e merece todas as melhorias e implantação de recursos que facilitem a mobilidade”, evidenciou Celso Góes.

A secretária de Obras do município, Jacqueline Satiko Tsuji, explicou que o projeto, que está sob a responsabilidade de sua Pasta, está sendo realizado em duas etapas. Ela também destacou que as documentações relativas à construção estão em ordem e, por isso, os trabalhos poderão ser desenvolvidos sem interrupções.

“Eu analisei pendências e alguns documentos que estavam faltando. Nos últimos dias, consegui, com a equipe, sanar essas situações que eram mais relativas à interpretação do projeto em si, junto à construtora responsável pela execução da obra. Os serviços estão sendo realizados em duas etapas. A primeira fase da construção começa na PR 466, até a Rua Dourados. Com isso, vamos garantir o acesso da população a este trecho da Beira Rio. A drenagem está pronta. Por isso, enquanto a empresa realiza a pavimentação, que é a parte final dos trabalhos até a Rua Dourados, outras equipes passam a desenvolver novas tarefas no trecho que chega à BR 277. Desta forma, conseguiremos concluir o projeto”, detalhou a secretária.

Neste momento, as equipes trabalham na limpeza do local e abertura do traçado que já está demarcado. A instalação de manilhas para escoamento de águas pluviais também faz parte desta etapa da construção da Beira Rio.